Academia UniBrasil recebe Elisabete França

bfO UniBrasil Centro Universitário promove no dia 15 do mês de março, às 10h, o primeiro “Academia UniBrasil” de 2017.  Realizado no Auditório René Dotti, o projeto receberá a presença da arquiteta Elisabete França, que apresentará a palestra com o tema: Habitação e Cidade”, voltada ao curso de Arquitetura, Engenharia Civil e toda comunidade acadêmica.

Elisabete é arquiteta formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Enquanto cursava arquitetura em Curitiba, fez estágios em setores públicos, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e também na Secretaria de Planejamento, realizando, portanto, uma formação bastante voltada à área pública, na qual desenvolveu quase toda a vida profissional.

Já morando em São Paulo, começou a trabalhar na Secretaria de Planejamento deste município, onde teve a oportunidade de participar da elaboração de vários planos diretores e concluir que em geral esses trabalhos são muito generalistas e de pouca influência no território das cidades. Daí decorreu a escolha do tema do seu mestrado: “A cidade de São Paulo e o desenho dos seus espaços em planos e projetos”.

Passou a trabalhar na Secretaria de Habitação onde coordenou o Programa de Saneamento Ambiental e Recuperação Urbana da Bacia do Guarapiranga, desenvolvido conjuntamente com o Governo do Estado e com aportes financeiros do Banco Mundial. Elisabete considera esta experiência única em sua vida professional, porque a equipe pode desenvolver ações inéditas como as urbanizações de favelas e construção de conjuntos habitacionais, sempre com foco na boa arquitetura e no bom urbanismo. Dezenas de arquitetos colaboraram para desenvolver projetos para os assentamentos precários dessa região.


Depois disso trabalhou como consultora em programas de desenvolvimento urbano e habitacional, financiados por organismos internacionais (WB, BID e UN-Habitat), em vários países (México, Bolívia, Honduras, El Salvador, Uruguai, Argentina, Paraguai e Timor Leste).

Fruto da experiência com programas dirigidos à população de baixa renda, foi convidada em 2002 para ser a curadora (juntamente com Glória Bayeux) do Pavilhão Brasileiro, na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

Nos anos 2005-2012 voltou para a Secretaria de Habitação como Superintendente de Habitação, cargo acumulado com o de Secretária Adjunta, quando coordenou as atividades relacionadas ao Plano Municipal de Habitação e programas habitacionais como a urbanização de favelas, regularização fundiária, retrofit em cortiços, entre outros.

Atualmente é professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Também leciona no curso de especialização Programa de Educação Continuada (PECE-USP Cidades), em 2015 assumiu a Diretoria de Planejamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo.

Além de seu profundo conhecimento na área, o tema Habitação e Cidade, sobre o qual irá discorrer, aborda dois dos mais importantes temas da vida moderna, relacionados à preservação da autonomia e qualidade da vida individual frente à vida social, a cultura regional e herança cultural de toda uma comunidade.

Posted in ARQUITETURA E URBANISMO, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *