Academia UniBrasil recebe o juiz Daniel Avelar

 fsfsO UniBrasil Centro Universitário, através do Projeto Academia UniBrasil, receberá no próximo dia 07, do mês de março, o Juiz de Direito Presidente da 2ª Vara Privativa do Tribunal do Júri de Curitiba e também Diretor da Escola da Magistratura do PR (EMAP), Daniel Ribeiro Surdi de Avelar.  Voltado aos acadêmicos do curso Direito e aberto à toda comunidade, o evento será realizado nas dependências do Auditório Cordeiro Clève, às 10h.

 O Projeto Academia UniBrasil tem como objetivo convidar pessoas reconhecidas na vida pessoal e profissional para ministrar palestras na Instituição, relatando suas experiências, trajetórias e conhecimentos em suas respectivas áreas. Procura-se também o acréscimo da motivação dos alunos aos estudos mediante conhecimento de exemplos positivos.

Daniel Ribeiro Surdi de Avelar

O convidado é especialista e mestre em Direito pelo UniBrasil, além dos cargos citados acima também atua como docente universitário. Direcionado aos estudantes de Direito, Avelar abordará em sua exposição sobre o tema:  “Gênese de um sistema e métodos jurídicos mais duradouros e bem-sucedidos – a história da constituição do Trial by Jury na Inglaterra”.

Desde o reinado de Alfredo, o Grande, que unificou os reinos anglo-saxões formando a Inglaterra, procurou-se definir um corpo de leis baseado em princípios cristãos e costumes germânicos; as chamadas leis do costume, a partir das quais, no século XII, foi instituído o que se denominou Common Law, conjunto de leis comuns a todo o país.

O Trial by Jury, o júri criminal inglês evoluiu dentro da Common Law, e adotava já então princípios claros para a escolha de jurados e sua inviolabilidade, o direito de defesa, a exigência de que o veredito fosse unânime e não passível de reforma.

O conhecimento histórico é parte integrante da cultura geral indispensável ao bom exercício do Direito, em todas as suas áreas; e por isso o juiz Daniel Avelar participa de atividades como “O Julgamento de Otelo”, comemorando os 80 anos do Centro Acadêmico Hugo Simas, dos estudantes de Direito da (Universidade Federal do Paraná) para sentença do personagem de Shakespeare, acusado de assassinar sua esposa, Desdêmona.

Posted in DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *