Acadêmicos de Enfermagem realizam ação em Unidade de Saúde

 No inícioimg-20160923-wa0006 do mês de setembro os alunos do 6° período do curso de Enfermagem promoveram uma ação de educação em saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iracema, localizada no bairro Capão da Imbuia.  A ação integrou as atividades da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher, ministrada pela professora Renata Pinheiro.

Na ocasião os alunos apresentaram um banner confeccionado por eles abordando o tema:  “câncer de colo de útero”. A apresentação foi realizada nas dependências da UBS e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre usuários do sistema de saúde, funcionários, médicos e enfermeiros.

O câncer de colo de útero

  img-20160923-wa0010O câncer de colo de útero é uma doença que se desenvolve a partir de alterações celulares no colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte no Brasil. Os principais fatores associados ao aparecimento da doença são: os mais de 200 tipos existentes de Papiloma Vírus Humano (HPV), os subtipos HPV 16 e 18 são uma de suas causas (atingem aproximadamente 32% da população feminina), fatores ambientais (como tabagismo), fatores genéticos e influências imunológicas (da defesa do organismo), também podem desencadear a doença.

Entres os principais sintomas apresentados pelos pacientes diagnosticados estão: dores lombares e abdominais durante as relações sexuais, edema, alterações urinárias e intestinais, sangramento vaginal anormal, secreção vaginal com odor fétido.  

O diagnóstico da doença pode ser diagnosticado a partir de biópsia, histeroscopia, raspagem endocervical e colposcopia. A prevenção é feita a partir da realização do exame preventivo (papanicolau), da vacina HVP e o uso de preservativos masculino e feminino durante as relações sexuais (via vaginal e oral).

banner-colo-utero-2

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA/BR).

Posted in ENFERMAGEM, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *