Acadêmicos de Enfermagem realizam visita técnica

Visita técnica a Clínica de Doenças Renais Novo MundoNo último dia 25 do mês de maio os acadêmicos do 5° período do curso de Enfermagem que cursam  as disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso e  Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem, ministradas pelos professores Cristiano Caveião e Cíntia Mazur, realizaram  visita técnica à Clínica de Doenças Renais Novo Mundo, em Curitiba (PR).

Segundo o professor Cristiano Caveião,  para a formação do profissional Enfermeiro na atualidade se faz necessário o conhecimento de novas tecnologias relacionada ao cuidado em terapia renal. A visita técnica tem como foco a compreensão “in loco” por meio da visualização do conteúdo teórico no cenário prático para que favoreça o aprendizado acadêmico. Sendo essa considerada uma área de atuação para o profissional de enfermagem que vem ganhando destaque na atualidade.

Com o crescente aumento das doenças renais, um procedimento comum utilizado é a hemodiálise, bastante aplicado para substituir a função dos rins. É um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Angelita Visentin,  reforça que ações como a visita  propiciam ao aluno uma formação de qualidade, baseada nos princípios da Instituição.

Posted in ENFERMAGEM, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *