Acervo UniBrasil recebe obra de arte exposta no MON

img_3704O acervo de obras de arte do UniBrasil Centro Universitário recebeu recentemente o quadro “Saga”, criado pelo artista plástico Josué Demarche. A obra, anexada nas dependências do auditório Edla Van Steen, no Bloco 01, ficou exposta durante oito meses no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.  Cores saturadas, figuras disformes e rostos alucinados podem ser consideradas características do artista.

img_3706 “Saga” mede 3 x6 metros, sendo que cerca de 1 x1 metro foi pintado pelas filhas do artista, Maria e Ana, que na época tinham 6 e 4 anos.  O quadro é a maior pintura entre as obras do artista.

Demarche

Nascido em 1958 na cidade de Brusque no estado de Santa Catarina, Demarche é pintor desenhista e gravador. Mudou-se para Curitiba na década de 70, onde logo ingressou no Ateliê livre do MMA. Em seguida, estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) no ano de 1982. Em 1984, foi morar no Canadá, onde mais tarde estudou com William Ronald, considerado um artista precursor do expressionismo abstrato no Canadá, tendo pintado com Willem De Kooning, Marcel Duchamp, Franz Kline, entre outras celebridades do movimento nos Estados Unidos. O artista já teve suas obras expostas em diversas galeras em países como França, Canadá e Brasil.

Suas pinturas apresentam variadas técnicas, entre elas, a monotipia, óleo sobre tela, acrílica, gravura, lápis de cor, carvão, nanquim, giz, giz de cera, materiais diversos como serragem e ovos combinados, decalque, guache, desenhos em caneta, bico de pena, aquarela e nanquim combinados; explorando sempre as variações dos materiais.

Acervo UniBrasil

O Acervo da Instituição conta diversas peças entre quadros, monumentos e esculturas criadimg_3708as por renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Atualmente conta com mais de 120 obras distribuídas pelo campus. A curadoria e a catalogação das obras são realizadas pela colaboradora Jane Maria Ribeiro. 

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *