Alep abre inscrições para o Projeto Parlamento Universitário

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) dá a oportunidade para que alunos que cursam graduação no UniBrasil Centro Universitário, junto com outras universidades paranaenses, tenham a experiência de ser um legislador. As inscrições vão até o próximo dia 22 de setembro, e as atividades de Parlamento Universitário acontecerão entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro.

O Parlamento Universitário é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Alep e universidades, centro universitários e faculdades de Curitiba, o projeto oferece a chance de acadêmicos ocuparem, de maneira fictícia, o trabalho exercido por um parlamentar, bem como, apresentar projetos e fazer debates no Plenário da Alep.

As inscrições podem ser feitas por meio do site  da Escola do Legislativo e para mais informações: e-mail escoladolegislativo@alep.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3350-4138.

 Parlamento Universitário

O Parlamento Universitário visa oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil, e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo brasileiros. O projeto adota a metodologia de ensino por meio da simulação, em que os participantes atuam diretamente nos trabalhos parlamentares, visando compreender o funcionamento da  Assembleia Legislativa e entender a dinâmica das instituições democráticas.

A seleção dos participantes dentre os inscritos será feita por cada instituição, que repassará a lista dos selecionados e suplentes, observado o número de vagas definido em regulamento, à organização de Parlamento Universitário. Também serão selecionados estudantes do curso de Jornalismo, em processo independente da seleção, para a realização de cobertura. Os acadêmicos participarão de simulação autônoma da cobertura de imprensa do Parlamento Universitário.

Cronograma de atividades

Inscrições até o dia 22 de setembro, treinamento dos inscritos no dia 28 de setembro, seleção dos participantes de 2 a 16 de outubro, divulgação da lista final de participantes e suplentes em 18 de outubro, envio de proposições no período de 19 a 26 de outubro; abertura da sessão preparatória em 30 de outubro; simulação de 30 de outubro a 10 de novembro e encerramento e emissão de certificados em 10 de novembro. As atividades ocorrerão no período da manhã, a partir das 8h, de segunda a quarta-feira, e em período integral às quintas e sextas-feiras, a partir do mesmo horário, sempre fora do horário das sessões ordinárias do Poder Legislativo.

Com Informações: Redesul de Noticias e Alep

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *