Arquitetura e Urbanismo recebe palestra com Manoel Coelho

IMG_6577O Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBrasil Centro Universitário recebeu no mês abril a palestra com o renomado  arquiteto Manoel Coelho. O evento, realizado no auditório Barão do Cerro Azul (Bloco 5), contou com a participação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil. Na ocasião o convidado descreveu sua trajetória profissional desde o ano de sua formação (1967) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) até os dias atuais.

IMG_6574O arquiteto apresentou vários projetos no âmbito do  urbanismo  na área da educação e da saúde, como por exemplo do Hospital do Rocio; além de projetos de mobiliário urbano, e o projeto do seu próprio escritório e residência. O convidado também destacou o projetos mais recentes, dentre eles o edifício do escritório da empresa Volvo; o prédio das Federações do Comércio e o plano diretor para  uma Universidade no município de Passo Fundo no estado  Rio Grande do Sul (RS).

Durante a palestra o arquiteto apresentou também as obras referentes ao projeto urbanístico dacidade de Criciúma (SC), entre os anos de 1975 e 1981. Também  foram apresentadas durante a palestra imagens das propostas do plano diretor, até a construção de edificações importantes (teatro, centro esportivo e cultural, praças), do mobiliário urbano e do  logotipo minimalista, que eternizou o projeto de Criciúma. Outra grande expressão projetual do arquiteto foi quanto ao mobiliário urbano e sistema de identidade visual desenvolvido durante a gestão do Arquiteto Jaime Lerner no final da década de 1980, cuja preocupação foi consolidar Curitiba (PR) como a cidade que se preocupa com o meio ambiente.

IMG_6569Os projetos de mobiliário urbano foram concebidos a partir de elementos significativos representado pela araucária e pelo pinhão, que serviu de inspiração para a criação de uma linguagem estética que norteou todos os desenhos.

O arquiteto também conversou com os alunos sobre o seu método de projetar e ressaltou que o primeiro passo do arquiteto é saber exatamente o que o cliente deseja, sendo que a função do arquiteto é ajudar o cliente a saber, o que de fato quer. O segundo passo seria conhecer o terreno, os dados topográficos e a orientação solar. Segundo Coelho, toda proposta projetual tem de ter uma conceituação, para que a arquitetura o materialize.

A apresentação do arquiteto foi marcada pelos detalhes, pelos pormenores de cada obra, como se o arquiteto, designer e urbanista fossem um único ser, suas edificações síntese das artes, onde a preocupação com a escala humana se evidência em todo o trabalho do arquiteto ao longo dos anos.

Posted in ARQUITETURA E URBANISMO, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *