Bom Senso F.C reúne profissionais em debate sobre o futebol

Na última seIMG_5414xta-feira (01) a Escola de Comunicação, Arquitetura e Design do UniBrasil Centro Universitário, por meio do curso de Jornalismo e o curso de Educação Física da Escola de Educação e Humanidades realizaram o evento “Bom Senso FC: por um futebol melhor para todos”. O encontro, realizado no auditório Cordeiro Clève, teve como objetivo principal debater o movimento Bom Senso FC, que busca melhores condições na estrutura do futebol brasileiro, pela perspectiva da comunicação e da educação física. Para compor a mesa de debates foram convidados profissionais de diferentes áreas, para debater sobre um mesmo assunto. Entre os convidados, o ex-jogador do Coritiba, Alexsandro de Souza, o Alex, um dos líderes do movimento. O evento, coordenado pelo professor dos cursos de Comunicação, Gabriel Bozza, foi mediado pelo ex-jogador de futebol e hoje comentarista e locutor esportivo da rádio Banda B, Sergio Prestes da Silva. O debate contou com a presença dos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Educação Física e demais interessados da comunidade interna e externa.

Representando a perspectiva da comunicação, o evento contou com a presença das jornalistas Nadja Mauad, repórter do programa Globo Esporte, na RPC/Globo e SporTV/Premiere e da repórter da Band News FM Curitiba e apresentadora do Balanço Geral PR Esporte na RICTV/Record Helen Anacleto. Segunda Nadja, a ideia de promover eventos como o realizado contribui para um debate saudável e necessário sobre o esporte. “Eu gosto muito desse tipo de evento, porque às vezes quem está fora, ou quem está estudando jornalismo ainda não tem a noção da responsabilidade que a gente como jornalista ou como atleta ou professor tem de passar a informação e também da responsabilidade, como por exemplo, de um jogador de futebol ao entrar em campo”, completa Nadja.

 

Para o professor do curso de Educação Física do UniBrasil, Maurício Delattre, no Brasil as crianças são inseridas de maneira precoce no futebol, pulando assim etapas impoIMG_5490rtantes do desenvolvimento. “A padronização do profissional do futebol é o assunto do momento, por isso é muito importante à ideia da Instituição em debater o tema. No Brasil, o futebol tem esse problema da criança estar sendo inserida no esporte oficial, pulando etapas importantes do seu desenvolvimento. A criança tem que se encantar com o esporte, mas sem a pressão da profissionalização, por isso tem a sua fase certa, diferente do que acontece atualmente no Brasil”. Ainda segundo o professor, na Europa os atletas só podem atuar como jogadores profissionais após completarem 18 anos.

O educador físico Christian Korgut, que também integrou o debate, abordou em sua fala a interferência na vida de quem pratica esporte de alto rendimento. Christian é especialista em Ciências do Treinamento em Futebol pela Universidade Gama Filho e possui experiência em treinamento físico nas categorias de base de clubes como Clube Atlético Paranaense, Grêmio Barueri e Marcílio Dias.

O ex-jogador Alex explicou sobre a criação do Bom Senso Futebol Clube e das conquistas do projeto. “A ideia inicial é poder discutir muita coisa sobre futebol que ainda não era discutido e fazia falta. Acredito que temos levantado boas ideias e discussões. Nunca antes um grupo de jogadores tinha conseguido dialogar com políticos, como por exemploIMG_5553, a presidente da república, deputados e senadores. Nesse sentido, o Bom Senso conseguiu atingir um alto patamar, porém ainda não conseguimos a efetivação dessas ideias”, afirma. Sobre a proposta do evento, o ex-jogador acredita que o futebol é um patrimônio cultural, por isso é importante a fomentação do debate e a discussão nas academias. “O futebol é um patrimônio do nosso país, por isso é importante que se discuta com as pessoas em geral, independentes da profissão. A discussão se torna sempre interessante, até porque o futebol faz parte da questão cultural do Brasil”, declara.


Após o debate os convidados responderam perguntas e questionamentos da plateia que lotou as dependências do auditório. Em seguida o ex-jogador Alex participou de uma coletiva de imprensa com os jornalistas convidados.

Confira outras fotos aqui!

Posted in BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *