Centro Tecnológico recebe novos laboratórios e equipamentos

A Escola de Engenharias do UniBrasil Centro Universitário recebeu novos laboratórios e equipamentos para o Centro Tecnológico (Bloco 9), que irão proporcionar ainda mais qualidade no ensino dos alunos, potencializando nas pesquisas e nas aulas práticas dos cursos.

No laboratório de Automação Robótica, foram instalados todo o mobiliário e uma série de equipamentos de controle e automação.  Já no laboratório de Instalações Elétricas e Motores, será possível realizar a simulação de uma instalação elétrica; o novo laboratório de Dinâmicas de Máquinas, será destinado ao uso de recursos de motores elétricos. Outra novidade entre os investimentos é a chegada da impressora 3D, o equipamento permite a modelagem de objetos por meio de um software. O Centro também recebeu um analisador de qualidade, que permite aos acadêmicos constatrem a qualidade de energia que existe em um determinado local.

O coordenador do curso Engenharia Elétrica, professor Fernando Felice, comenta que os laboratórios estão em uma etapa de aquisições de materiais, e que o laboratório de Instalações Elétricas e Motores será o primeiro laboratório operacional. Felice reforça que os alunos podem e devem aproveitar os espaços. “As aulas práticas não são ligadas apenas nas disciplinas.  Existe um grupo de reparo de eletrodomésticos que os alunos usam os laboratórios todos os dias fora do horário de aula para consertar os equipamentos”, conta o  professor.

“Os laboratórios são usados por todos os cursos. Aqui o aluno vai se tornar um líder, um gestor, um coordenador”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora mestre Adriana Regina Tozzi Pontoni, que ainda destaca que por ser tratar de um Centro Tecnológico, o espaço pode ser usado por qualquer acadêmico, já que a tecnologia é utilizada por todas áreas”, finaliza. Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor doutor Fabio Schneider, a cada disciplina nova que compõe a grade curricular, é preciso equipamento ou laboratório novo.

Os alunos do oitavo período do curso de Engenharia Mecânica, Eduardo Henrique de Camargo, João Afonso Rodrigues de Oliveira Neto e Ravel Glovatiski, contam que fizeram na impressora 3D uma dobradiça da porta que quebrou, com base nas disciplinas Desenho Técnico e Simulação de Sistemas Mecânicos. Ravel diz que os laboratórios do UniBrasil estão entre um dos melhores das instituições de ensino de Curitiba. “Os equipamentos são todos novos, aprendemos a desenhar, simular, usar as máquinas, e outros”, conta Glovatiski. Rodrigues também conta que ajudaram na montagem dos laboratórios, soldando as mesas. “Para as aulas práticas os laboratórios são ótimos”, diz o estudante João.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *