Chega ao fim a Jornada Acadêmica Docente do segundo semestre

A Jornada Acadêmica Docente do segundo semestre de 2017 chegou ao fim na última sexta-feira, após uma semana com diversas atividades, palestras e oficinas destinada aos professores. Nos dois últimos dias, quinta (27) e sexta-feira (28), os encontros foram divididos por Escolas de conhecimentos e cursos de graduação. Na ocasião foram realizadas discussões relacionados à matriz curricular, informes acadêmicos e administrativos específicos de cada curso, elaboração e discussão coletiva sobre planos de ensino.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quinta-feira

No período da manhã, a coordenação da Escola de Saúde apresentou aos professores uma planilha com o perfil do egresso e a competência de qualidade de cada curso para a melhoria no plano de ensino com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Jannaina Ferreira de Melo Vasco, explicou que os professores precisam fazer um link de quais são as competências de cada disciplina para ver se é similar ao perfil do egresso, usando um objeto do conhecimento (conteúdo da disciplina). “Vamos identificar as relações e preencher linkando o objeto de conhecimento com o perfil e as competências. Pois, precisamos ver se está sendo abordando tudo o que é pedido na portaria do Enade”, explica.

Ainda no período da manhã, a coordenação da Escola de Direito se reuniu com os professores e debateram sobre o Enade e as metodologias ativas aplicadas nas disciplinas. De acordo com o professor Eduardo Biacchi Gomes é interessante dividir o peso da avaliação. “Eu procuro fazer uma atividade prática em sala de aula, utilizando uma metodologia ativa, e uma prova. Assim, busco o engajamento junto com a integração entre os alunos”, explica. Durante o encontro, os professores tiraram diversas dúvidas e compartilharam a vivência do dia a dia dentro da sala de aula.

Já no período da noite foi a vez dos cursos de Comunicação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Psicologia, Educação Física, Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia se reunirem para organizar o início do novo semestre letivo.

Sexta-feira

Na sexta-feira o corpo docente do curso de Enfermagem e Biomedicina se reuniram para organizar o início do semestre, com a elaboração e discussão do Plano de Ensino. No período da noite, outros cursos deram sequências às discussões e planejamentos.

 

Posted in ALUMNI, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *