Conexão Criativa: Design realiza dia de workshops

O curso de Design, da Escola de Comunicação, Arquitetura e Design, promoveu na ultima terça-feira (26), o evento Conexão Criativa. A ação teve duração de um dia, dividido entre os períodos da manhã e da noite, onde foram oferecidos vários workshops com profissionais da área. Os workshops têm o objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido teoricamente no ambiente acadêmico. O formato de workshop, fugindo da palestra tradicional, é justamente para o aluno se sentir inserido no mercado de trabalho e interagir diretamente com o profissional da área, não somente ouvi-lo como é acontece nas palestras tradicionais.

Para a realização dos workshops foram convidados os profissionais: Jorge Kimieck e Katia Kimieck para o workshop ‘’Desenho à luz de velas: Representando a luz e a forma; Renata Cafareli e Anne Fortes com Light Design: A iluminação na Decoração; André Castro com Modelagem Digital; Luiz Seman com Preparação do Design Gráfico para Impressão Offline/Offset e Wilian Soares com o workshop Desenvolvimento de embalagem focado em cosméticos.

Para Wilian Soares, cujo workshop foi mais técnico, não adianta o profissional ter a capacidade de desenvolver projetos criativos e excelentes sem saber a parte técnica.  ‘’Quando o design não entende a parte técnica, a parte de produção e de processos é muito difícil ele conseguir desenvolver produtos que sejam viáveis para o mercado’’ conclui Wilian.

IMG_6959Segundo as arquitetas, Anne Fontes e Renata Cafareli, é fundamental a relação entre alunos e profissionais da área e ressaltam que o ideal, além das palestras e workshops, seria os alunos visitarem as empresas ou indústrias onde tudo é produzido, pois o contato direto do aluno com o profissional e com o meio de trabalho é muito importante. Além disso, para Anne, o workshop também proporciona um norte para o aluno,  ”o workshop serve também para direcionar o aluno, dentro de uma profissão, como arquitetura, existem vários ramos e os workshops ajudam o aluno nessa escolha’, afirma Anne.’

De acordo com André Castro, que se formou no UniBrasil há 10 anos, um dos principais objetivos do workshop é também motivar os alunos.  ‘’Eu quero que a pessoa saia daqui morrendo de vontade de chegar em casa, instalar o programa, começar a mexer, começar a brincar com tutorial’’, afirma. 

O profissional Jorge Kimieck propôs um workshop diferente onde retirou os alunos do ambiente externo, cheio de tecnologia, e os colocou numa sala sem a iluminação tradicional, apenas sob a luz de velas e com as músicas do século XVI. Jorge afirma que nessa imersão os alunos prestam mais atenção nos detalhes, no volume e na forma dos objetos em estudo. Ainda de acordo com Jorge Kimieck, o workshop sob a luz de velas desperta a criatividade e concentração dos alunos, além de provocar uma reflexão interior entre eles.

OswIMG_7002aldo Marra, aluno do 8º período de Design e  monitor do evento,  destaca a importância da iniciativa. “Os workshops são de extrema importância para os alunos, pois é nesse momento que podemos vivenciar na prática o que aprendemos no ambiente acadêmico, tirar dúvidas com profissionais que já trabalham na área, trocar experiências e, esse momento agrega muito na formação dos alunos’, finaliza.

Texto: Bárbara Lopes e Bruna Araújo, alunas de Relações Públicas do UniBrasil.

Posted in DESIGN, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *