Confira como foi o Academia UniBrasil com Paula Sibilia

Na noite da última quarta-feira (16), o UniBrasil Centro Universitário recebeu a presença da professora doutora, escritora e pesquisadora, Paula Sibilia. A convidada falou sobre o tema: “Conectados, visíveis, ansiosos e dispersos: desafios da contemporaneidade”, onde abordou sobre o uso das redes e das tecnologias, as novas formas de compatibilidade e exposição na sociedade.

Realizado em parceria entre a Escola de Direito, Programa de Educação Tutorial (PET) e Escola de Comunicação, Arquitetura e Design da Instituição, o evento contou com o apoio da Organização Judaica B’nai Brith e da MPS Informática.

A assessora da presidência do UniBrasil Centro Universitário, professora Wanda Camargo, coordenadores das Escolas e docentes,  também acompanharam o evento.

Palestra

De acordo com a convidada, a internet e as redes sociais mostram como nos tornamos compatíveis com as novas tecnologias, fazendo os indivíduos produzirem, o que a palestrante classifica como “performance” nas redes. “O espetáculo da realidade faz sucesso: tudo vende mais se for real, mesmo que se trate de versões performáticas de uma realidade qualquer”. Para Paula existem três elementos centrais na discussão. “Temos três elementos: o público, o privado e o limite. Nos últimos anos os limites entre as três instâncias se tornaram confusos. A quantidade de compartilhamento e likes se mede o ‘ibope’ e a credibilidade de cada um, e em última instância, se aquela pessoa existe ou não”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A convidada

Graduada em Comunicação e em Antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina; possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) e em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Desde 2006 é professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Em 2012, realizou um pós-doutorado na Université Paris VIII, da França, com bolsa da CAPES.

É autora de diversos livros, dentre eles: “O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais”; “O show do eu: A intimidade como espetáculo”; “Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão”.

Homenagens

Após a palestra, duas alunas que integram o PET,  realizaram um discurso de homenagem e entregaram uma lembrança para a professora responsável pelo Programa, Andréa Lobo.

Em seguida, foi a vez do professor pesquisador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rodolfo Stancki,  entregar uma placa simbólica para a convidada da noite.

 

Posted in ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *