Confira como foi o Academia UniBrasil com Roberto Banaco

Na noite da última sexta-feIMG_2505ira (04) o Projeto Academia UniBrasil com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu nas dependências do auditório Cordeiro Clève, a presença do professor e psicólogo referência em psicologia comportamental, Roberto Alves Banaco. O convidado apresentou a palestra “Despatologizando a Psicopatologia: Um analista do comportamento apresenta sua proposta de entendimento da doença mental”, destinada aos alunos de Psicologia. O evento integrou a aula magna do curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário e contou também com a presença dos alunos do curso de Psicologia da UFPR.

Abertura

IMG_2398A coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil, professora Graciela Sanjuta Soares foi a responsável pela abertura do evento. Durante o discurso, a professora reforçou o compromisso do curso em trabalhar com a variedade de abordagens afirmado no plano pedagógico do curso (PPC), além de demonstrar a  satisfação com a presença do convidado. “A grande importância para o curso é a oportunidade de oferecer aos alunos o conhecimento com mais abordagens da psicologia, isso até mesmo para que o aluno possa se identificar e assim fazer suas escolhas. Ninguém melhor do que o professor Roberto Banaco para representar a análise comportamental do comportamento pela sua vasta experiência e pesquisas na área. É um momento de festa para o curso”, afirma à coordenadora.

IMG_2464Segunda a coordenadora do Academia UniBrasil e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil, professora Wanda Camargo, a ideia do Projeto é aproximar os estudantes de pessoas proeminentes de suas futuras áreas de atuação, mostrar exemplos de sucesso profissional e trabalhos desenvolvidos. “Roberto Banaco é um dos mais destacados psicólogos do país, expoente da psicologia experimental e comportamental”, destaca Wanda. 

IMG_2375A professora do Departamento de Psicologia e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Maria Virgínia Filomena Cremasco, destacou a importância da parceria entre as Instituições. “O UniBrasil e a UFPR tem feito grandes e boas parcerias. Tanto como estar trazendo pessoas importantes para a formação dos alunos, quanto à própria diversidade da formação. Nesse sentido estamos agregando esforços. Tem surgido uma parceria de bastante valor”, reforça. Sobre o tema discutido na noite a professora enfatiza. “Possibilitar os alunos ouvir outras abordagens ou até mesmo a abordagem de sua escolha auxilia na compreensão plural na formação dos alunos como psicólogos”, acrescenta.

IMG_2598Sulliane Teixeira Freitas, professora da disciplina de Análise do Comportamento do UniBrasil, destaca a importância do convidado na psicologia comportamental. “A presença de alguém como o Banaco fortalece muito a aprendizagem e o interesse dos alunos na Psicologia comportamental, inclusive para saber um pouco mais da área clínica. Ele é referência no Brasil e muito importante dentro de área. Tê-lo hoje aqui é uma oportunidade maravilhosa”, destaca a professora.

Roberto Banaco

IMG_2588Durante a palestra, Banaco apresentou uma síntese do processo de despatolização da psicopatologia dentro da perspectiva comportamental.  “Darwin mostra que parte da evolução começa a ter manifestações diversas que podem redundar em avaliações culturais que voltam para essas manifestações e as classifiquem como normal ou anormal. Essa classificação vai mudando, com o passar do tempo a gente começou a entender as condições pra classificar o comportamento como patológico ou não. Então a ideia de despatologizar é isso, mostrar que é um comportamento como qualquer outro, que só toma alguns caminhos depois que a cultura classifica. Dentro dessa perspectiva eu levantei várias percepções pelas quais nós passamos e alguns que prevemos, com essas características não biologicamente determinadas”, explica o convidado e palestrante.  

IMG_2540Roberto Banaco é psicólogo doutor em ciências (área de concentração: psicologia experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde ministra aulas nos cursos de graduação em psicologia e no programa de pós-graduação em psicologia experimental: análise do comportamento.  Já atuou como presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) no período de 1996 a 1997, também é editor da revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva desde 2002.

Posted in ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PSICOLOGIA and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *