Conheça o programa de bolsas de intercâmbio do UniBrasil

Fazer um intercâmbio é o objetivo de muitos alunos, principalmente no ensino superior. Isso porque a vida universitária é, em grande maioria, o último estágio entre a sala de aula e o mercado de trabalho. No cenário atual, de economia oscilante, ter um bom currículo é praticamente obrigatório para ingressar no cargo pretendido, já que a concorrência é cada vez maior.

538157_526817917357826_698343138_n

Sabendo disso, muitos estudantes aproveitam para complementar suas experiências profissionais em outros países por meio do intercâmbio durante a universidade. Segundo o professor Paulo Sandrini responsável pelo setor de Cooperação Internacional do UniBrasil Centro Universitário, conhecer outras culturas enriquece não só a experiência acadêmica, como também a vida pessoal do estudante. “Viver outras culturas é um desafio enriquecedor. Os alunos que ingressam em um intercâmbio conseguem aprender a trabalhar e estudar em ambientes diversos, experimentar outras políticas sociais e econômicas e, sobretudo, se tornam mais independentes e abertos à diversidade do mundo contemporâneo”, explica.

Victoria Brindo Affonso da Costa, estudante de Publicidade e Propaganda, resolveu aproveitar a oportunidade oferecida pelo UniBrasil para fazer um período do curso em Portugal. “Eu estava a procura de um intercâmbio e fiquei feliz com as facilidades oferecidas pela parceria da universidade com instituições do exterior, muito mais em conta e vantajoso em relação aos intercâmbios oferecidos por agências”, comenta ela.

Matriculada para estudar um semestre no Instituto Politécnico de Leiria, Victoria afirma que pretende estender o intercâmbio caso a experiência seja positiva. “Estou na expectativa de experimentar este novo mundo que vai se abrir para mim. É uma oportunidade de trocar conhecimento e vivenciar outra cultura, um grande diferencial para quem está estudando”, diz.

Esta também é a expectativa de Cassiano Souza Camus, estudante do oitavo período do curso Direito. Ele embarca no próximo mês para Portugal para estudar na Universidade de Lisboa. “Portugal é um berço do Direito e para mim ter a possibilidade de ter aulas naquele país será um grande diferencial. Minha expectativa é de aproveitar para fazer matérias que não são oferecidas na grade daqui para conquistar um diferencial. Como também tenho interesse em um dia dar aula, acredito que vivenciar o método educacional europeu será muito vantajoso”, afirma.

Como ingressar em um intercâmbio

Segundo a pesquisa realizada pela associação Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), o número de intercambistas brasileiros quadruplicou em dez anos. O UniBrasil disponibiliza semestralmente, cinco bolsas de intercâmbio, além do suporte para os demais alunos inscritos e aprovados no programa. Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior que sete ao longo da vida estudantil, certificado de proficiência em línguas, dependendo da região escolhida, e não tenha dependência aberta em disciplina do curso, entre outros requisitos”, diz.

Os alunos podem optar por instituições conveniadas na Espanha, Chile, Polônia, EUA, México, Peru, Itália, Espanha, Argentina, Colômbia ou Portugal. 

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *