Coordenadora do curso Enfermagem defende tese de Doutorado

foto-defesaA coordenadora do curso do curso de Enfermagem do UniBrasil Centro Universitário, professora Angelita Visentin, defendeu no final do mês de novembro, a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O trabalho intitulado: “Avaliação da qualidade de vida e sobrevida de pacientes com câncer avançado na terapêutica paliativa”, foi orientado pela professora Doutora, Maria de Fátima Mantovani e co-orientado pela professora Luciana Puchalski Kalinke.  

A tese abordou uma pesquisa quantitativa, longitudinal e analítica com 124 pacientes adultos que iniciaram a terapêutica paliativa para o câncer avançado. A pesquisa foi realizada  em uma Instituição de referência no atendimento oncológico em Curitiba. A coleta de dados ocorreu entre os dias 02 de janeiro de 2015 e 30 de junho de 2015, a partir de quatro instrumentos: caracterização socioeconômica; avaliação de dor por faces; e questionários European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality-of-Life Questionnaire Core 30 (EORTC QLQ-C15-PAL) e Functional Assessment of Cancer Therapy Questionnaire Core 14 (FACIT-PAL-14) a cada 3 meses.

A professora Angelita Visentin, reitera que através da qualificação docente, a Enfermagem fortalece-se como profissão de cuidados e com conhecimentos específicos que consolidam a história da profissão e reforçam as áreas temáticas e linhas de pesquisa na formação de recursos humanos altamente qualificados.

Posted in ENFERMAGEM, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *