Curso de Direito presta homenagem a René Ariel Dotti

 img_2285O curso de Direito realizou no último dia 01 do mês de dezembro, uma homenagem ao professor e um dos pais importantes advogados da área do Direito penal do estado, Doutor René Ariel Dotti. A homenagem foi realizada pelos alunos do 10° período do curso de Direito, idealizada pela professora Marta Marília Tonin. Durante o evento, ocorrido nas dependências do auditório que leva o nome do homenageado, no Bloco 06, os acadêmicos realizaram apresentações, homenagens e acompanharam uma exposição do convidado sobre sua carreira no Direito.

img_2220Considerado umas das grandes referências da área do direito penal, Dotti possui um extenso e relevante currículo na área jurídica e acadêmica, tendo lutado durante sua carreira pela liberdade dos presos políticos na época da ditadura política no Brasil. Como forma de reconhecer o esforço e dedicação de Dotti em prol do tema, uma banda, formada por acadêmicos da turma, fizeram uma apresentação da canção “Para não dizer que não falei das flores”, do cantor e compositor Geraldo Vandré. A música, umas das importantes obras da música popular brasileira escritas na época da ditatura, retrata a realidade do período no país.

img_2266

Um vídeo com depoimg_2332imentos de diversas personalidades e amigos, entre eles o ator Ary Fontoura, foi apresentado durante a ocasião, ressaltando assim o mérito e relevância do trabalho exercido pelo convidado.  “Eu tenho recebido do UniBrasil sob a liderança lúcida e fecunda do professor Clèmerson Merlin Clève, várias homenagens. Uma delas foi a generosidade de colocar o meu nome em um de seus auditórios dessa casa”.  O homenageado também destacou a iniciativa da professora Marta. “O convite da professora Marta Tonin, mostra a sensibilidade extraordinária que ela possui para a arte e a ciência do ensino”, declarou.

René Ariel Dotti

img_2256Formado pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1958, completou recentemente 81 anos.  Dotti é professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor de Direito Processual Penal no curso de pós-graduação também da UFPR. É  vice-presidente do Comitê Científico da Associação Internacional de Direito Penal, presidente honorário do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP – Brasil), conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo Estado do Paraná (Gestão 2010/2012),  presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, presidente de honra para o Brasil do Instituto Panamericano de Política Criminal (IPAN) e Membro da Sociedade Mexicana de Criminologia, entrou outra funções acumulados ao longo dos mais de 30 anos de carreira.img_2293

Posted in DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *