Curso de Jornalismo debate “media training”

IMG_2158Os alunos do 7º Período do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário, promoveram em parceria com a organização RECRIAR – Família e Adoção,  o evento “Media Training – Como se portar perante a mídia”. O evento realizado no final do mês de maio contou a presença de três jornalistas conceituados do mercado paranaense. O encontro, realizado no auditório Edla Van Steen no Bloco 01, contou com a presença dos jornalistas, Herivelto Oliveira, Mira Graçano e José Carlos Fernandes.

Durante o evento os convidados repassaram estratégias para uma comunicação clara, objetiva e abrangente, de forma a estabelecer um bom relacionamento entre o assessorado e os meios de transmissão da notícia. Além de contar curiosidades e histórias da profissão.

A jornalista IMG_2054Mira Graçano possui uma vasta experiência como apresentadora de telejornais,  atualmente é empresária de uma empresa coach voltada para treinamento em  comunicação. Com uma sólida carreira no jornalismo paranaense, já trabalhou nas mais importantes emissoras de televisão do estado. “A comunicação hoje é um relacionamento sistêmico, uma pessoa pública tem que se preocupar com a performance em todos os âmbitos da vida e não apenas quando está concedendo uma entrevista”, explica a jornalista.

IMG_2105Já o jornalista, colunista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Fernandes,  que pesquisa tipos de público e leitor desde 1995, destaca que compreender o público é indispensável para o trabalho do jornalista. “Tudo está em entender quem é a pessoa que está do outro lado. Como não julgar o esforço do jornalista de fazer as perguntas certas e entender as razões do entrevistado, mesmo que às vezes as razões da pessoa sejam incompreensíveis ou inadmissíveis. Esse esforço pode ser o grande ganho na reportagem. Quando o jornalista se coloca em uma atitude de uma investigação contínua das razões do público”, finaliza o jornalista.

IMG_2082Segundo o jornalista Herivelto Oliveira, é importante antes de mais nada entender a audiência e o público com o que se está comunicando. Herivelto já apresentou telejornais na RPCTV e na RICTV, atualmente é dono da empresa “Sobrequasetudo Comunicação e Arte”, voltada para treinamento empresarial e gerenciamento de crise.

IMG_2017O evento teve como objetivo proporcionar um encontro aberto à comunidade no qual os interessados receberam informações, dicas e orientações de como aproveitar melhor as oportunidades de divulgar suas mensagens em veículos impressos, rádio, televisão e internet.

Posted in ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *