Curso de Jornalismo promove integração de turmas para projeto de jornal laboratório

O jornal laboratório Capital da Notícia está passando por uma repaginação neste semestre e contará com uma integração das turmas do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário. Alunos do quarto, do sexto e do oitavo período participam da nova versão do projeto, que terá a zona leste de Curitiba como foco de cobertura.

Diferentemente dos anos anteriores, em que eram produzidas apenas duas edições do jornal impresso, neste semestre o Capital da Notícia terá oito edições. Além disso, a iniciativa também conta com uma produção de materiais multimídias, com vídeos, programas de rádio e ensaios fotográficos.

O trabalho, coordenado pelos professores Elaine Javorski, Gabriel Bozza e Rodolfo Stancki, foi dividido entre as três turmas noturnas do curso. A equipe do quarto período está responsável pela produção do jornal impresso e dos materiais de rádio. O sexto período fará jornais audiovisuais ao vivo pelo YouTube. Os alunos do oitavo período produzirão programas para a TV Campus.

De acordo com os docentes responsáveis pela atividade integrada, o Capital da Notícia – Zona Leste deverá gerar conteúdos noticiosos sobre os bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Bairro Alto, Jardim das Américas e Tarumã. Segundo a professora Elaine, os coordenadores decidiram fazer todos os programas laboratoriais convergirem com o jornal. “A ideia é que trabalhássemos juntos na temática, fazendo um jornalismo comunitário com os cinco bairros”, comenta a professora.

A aluna do sexto período Jenyfer Martins, que trabalha pela segunda vez com o Capital da Notícia, elogia a ideia do projeto. “É muito bacana porque dá novas experiências para os estudantes”, conta Jenyfer.

Para o professor Gabriel Bozza, uma das vantagens da integração é o potencial de serviço prestado à comunidade. “O hiperlocal merece atenção especial. Estamos próximos e [enquanto jornalistas] somos agentes de transformação social com nossos conteúdos. O desafio está sendo rico e gratificante”, diz Bozza.

O Capital da Notícia é um dos projetos mais antigos do curso de Jornalismo. Nos últimos anos, foram produzidas edições especiais sobre temas como o mercado de trabalho, o cotidiano dos estádios de Curitiba e a rotina do Centro Histórico da cidade, entre outros. O projeto conjunto de cobertura da zona leste está em atividade desde a metade de agosto.

Confira o que já foi produzido do projeto nos links abaixo:

Capital da Notícia – Zona Leste no YouTube.

Radiojornal Capital da Notícia – Zona Leste.

Blog de notícias do Capital da Notícia – Zona Leste. 

Página do Capital da Notícia – Zona Leste. 

 Texto: Juan Lamonatto e Matheus Ribeiro / Agência Experimental Midiabólicos.

 

Posted in ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *