Curso de Pedagogia recebe Olympio de Sá Sotto Maior Neto

direito-001O curso de Pedagogia do UniBrasil Centro Universitário receberá, no próximo 22 de março às 19h30, no Auditório Glaci Zancan, terceiro andar do Bloco 4, a visita do doutor Olympio de Sá Sotto Maior Neto, considerado uma das referências em Direitos Humanos no estado do Paraná. O convidado apresentará a palestra com o tema: Educação e Direitos Humanos.

O tema a ser abordado pelo doutor Olympio vem ao encontro da proposta do Plano Pedagógico do curso de Pedagogia do UniBrasil:

“[…] uma formação integrada do Pedagogo/Gestor e do professor para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando uma melhor compreensão da educação como prática social e contribuir para o desenvolvimento do trabalho coletivo no interior da escola e em diferentes espaços educativos, tornando-se um cientista da educação. ”

A compreensão da importância fundamental da educação para plena garantia de obtenção e manutenção dos direitos básicos da pessoa, sendo a própria educação um desses direitos, é parte do processo de formação dos Pedagogos que o UniBrasil vê como missão apresentar à sociedade.

O convidado

Advogado, ingressou no Ministério Público do Estado do Paraná por concurso público, exerceu o cargo de Promotor de Justiça em diversas comarcas. Atuou na Vara da Infância e Juventude em Curitiba, na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais. Coordenou os Centros de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. Foi professor de Direito Penal, atualmente leciona Direito da Criança e do Adolescente na Escola Superior do Ministério Público. Foi Presidente da Comissão Estadual de Estudos sobre o menor em Situação Irregular. Presidiu também, por duas vezes, a Associação de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância, Juventude e Família do Estado do Paraná. Dedicou-se, e dedica-se, a um grande número de instituições voltadas aos Direitos da Criança e do Adolescente.  

Tem colaborado com o processo de adaptação das legislações da América do Sul à Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, proferindo palestras na Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Em 1993, foi eleito para o Conselho Superior do Ministério Público e no ano seguinte foi eleito – como o candidato mais votado – para o posto máximo da Instituição, tendo assumido o cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado do Paraná. Ao deixar o cargo, em abril de 1998, passou a atuar em Procuradoria de Justiça Criminal.

Atualmente, exerce o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná e da Comissão Estadual da Verdade, integra o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça e o Observatório de Direitos Humanos do Estado do Paraná.

Receber o Doutor Olympio complementará a formação acadêmica de qualidade e será momento ímpar de exercício de cidadania, já que em acordo com o Artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

  1. Toda a pessoa tem direito à educação […]
  2. A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais […]

Olympio Sotto Maior possui uma vasta experiência em serviços prestados ao Estado do Paraná, o convidado apresenta extensos e qualificado currículo acadêmico.

Posted in ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PEDAGOGIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *