LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

O CursoPerfil ProfissionalÁreas de AtuaçãoInformações AdicionaisGrade CurricularEstágio ObrigatórioAvaliações ComplementaresProjetos de ExtensãoReaproveitamento de CursoGrupos de PesquisaMECRedes Sociais

O curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer a atividade de professor no Ensino Básico. Sob este aspecto, a Educação Física é concebida como um componente curricular do sistema de ensino que tem como especificidade a abordagem sobre o desenvolvimento motor dos indivíduos e a relação com a cultura corporal, promovendo o desenvolvimento de práticas que possibilitam ao aluno vivenciar, entender, produzir, reproduzir, transformar e desfrutar do movimento como patrimônio cultural da humanidade nas suas mais diversas manifestações, levando-o à autonomia e à melhoria da qualidade de vida. A ênfase na área Educacional exige uma formação ampla do acadêmico, evidenciando a capacidade de articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão e a produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica. Este profissional, deve ainda, ter compromisso político e ético na sua ação docente, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania a partir de princípios democráticos.

  • Proceder com princípios da ética democrática, com dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
  • Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
  • Investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a prática profissional, objeto de reflexão para compreender e gerenciar os efeitos das ações propostas, avaliar seus resultados e sistematizar conclusões de forma a aprimorá-las;
  • Promover uma prática educativa que leve em conta a característica do aluno e da comunidade, os temas e necessidades do mundo.

Em todos os níveis da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, de forma crítica e ética, buscando respeitar as individualidades dos alunos, do contexto onde estão inseridos, trazendo à tona uma educação de formação construída junto com o educando.

Mensalidade: Click Aqui.

Período: Matutino e Noturno

Duração: 4 anos

Email: [email protected]

Contato Coordenação: (41) 3361.4320

1º Período

Aspectos Históricos e Socio Culturais da Educação Física 
Lazer e Recreação 
Atletismo 
Anatomia Músculo Esquelética  
Pesquisa e Produção científica 
Prática Profissional e Ética em Educação Física 
Programa de Extensão – PROEX I 

2º Período

Atividades Físicas Alternativas 
Lutas Corporais 
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora 
Medidas e Avaliação 
Bases Anatomofisiológicas 
Meio Ambiente e Sustentabilidade 
Movimento e expressão corporal 
Programa de Extensão – PROEX II 

3º Período

Cinesiologia aplicada a Educação Física 
Fisiologia do Exercício 
Esportes Coletivos – Basquete e Handebol 
Programas e Projetos de Políticas Públicas na Educação Física 
Aspectos Comportamentais na Educação Física 
Bases Nutricionais e Bioquímica na Atividade Física e Desempenho Humano 
Atividades Ginásticas 
Programa de Extensão – PROEX III 

4º Período

Biomecânica e Tecnologias para Saúde e Desempenho Humano 
Atividade Física para Populações Especiais e Epidemiologia 
Educação Física Adaptada para Multiplas Deficiências 
Esportes Coletivos – Futebol, Futsal e Voleibol 
Pedagogia do Movimento 
Programa de Extensão – PROEX IV 

5º Período

Atividade Física e Qualidade de Vida 
Natação 
Demandas Contemporâneas 
Programa de Extensão – PROEX V 
Estágio Supervisionado em Educação Física Adaptada para PCD  

6º Período

Educação Básica: Fundamentos, Política e Legislação 
Currículo na Escola: Fundamentos e Cultura 
Língua Brasileira de Sinais 
Tendências Pedagógicas e Didática 
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico 
Prática de Ensino na Educação Infantil 
Programa de Extensão – PROEX VI 
Estágio Supervisionado de Docência em Ed. Infantil 

7º Período

Tecnologias Educacionais 
Pesquisa Científica em Educação 
Avaliação Educacional 
Prática de Ensino no Ensino Fundamental 
Programa de Extensão – PROEX VII 
Estágio Supervisionado de Docência em Ensino Fundamental Etapa 1 e 2 

8º Período

Educação e Temas Contemporâneos 
Seminário para o Trabalho de Conclusão de Curso 
Prática de Ensino no Ensino Médio 
Programa de Extensão – PROEX VIII 
Estágio Supervisionado de Docência no Ensino Médio  
Estágio Supervisionado de Docência no EJA 

PROJETO DE EXTENSÃO EM DESPORTO ADAPTADO – NATAÇÃO PARALÍMPICA
O programa oferece natação paraolímpica a comunidade do em torno, para crianças e jovens portadores de deficiência, objetivando organizar o trabalho das atividades aquáticas de forma sistêmica, enquanto esporte competitivo e habilidades da vida diária, proporcionando a inclusão social dos participantes, além de oferecer uma formação humanizada ao acadêmico do curso de Educação Física, possibilidade de atuação e pesquisas em uma área em crescimento em todo o pais despertando o interesse.

PROJETO LUTA
O projeto oferta a comunidade interna a prática do jiu-jitsu através de aulas práticas, possibilitando aos alunos melhor qualidade de vida, saúde e até rendimento, projeto esse orientado por um professor do curso, trazendo a extensão a formação acadêmica.

PROJETO FITNESS
Projeto na área de musculação e ginástica de academia, oferecido a comunidade interna, no qual alunos e professores ministram aulas e treinos para a prática de atividade física em programas dentro do centro universitário, estreitando as relações com o mercado de trabalho.

PROJETO LAZER
Projeto que oferta as escolas públicas do em torno atividades sócio-culturais de lazer, e também a ONGs, de forma sistematizada e orientada por acadêmicos de Educação Física.

PROJETO ESCOLINHAS
Projeto de oferta de escolinhas esportivas, para crianças da comunidade do em torno, de forma gratuita e sistematizada, estreitando laços sociais e trazendo responsabilidade a formação acadêmica dos alunos de Educação Física, na modalidade de futsal.

PROJETO AQUÁTICAS
Projeto que oferta natação a comunidade interna, de forma gratuita, trazendo aos acadêmicos do Curso uma formação na área de atividades aquáticas no atendimento de pessoas de forma sistematizada.

Reaproveitamento de Curso

O aluno que graduou nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física, pode solicitar reaproveitamento de curso e adquirir uma segunda graduação. Considerando as aproximações entre os dois cursos, o tempo necessário para cursar o reaproveitamento é de no mínimo um ano, são lançadas as equivalências de disciplinas possibilitando que o aluno finalize a segunda graduação, da melhor maneira possível, podendo cursar as adaptações e depois entrar regular num período.

CEPAFEE - Centro de Estudos em Atividade Física Fisiologia:

a. Associar estudos experimentais e a atividade física
b. Desenvolver atividades de ensino e extensão;
c. Orientar projetos de pesquisa da escola de saúde/humanidades do UNIBRASIL;
d. Formar e/ou treinar recursos humanos, visando à formação de agentes multiplicadores nestas áreas;
e. Divulgar os resultados da pesquisa-ação em eventos e periódicos.

GEPEFE - Grupo de Estudos em Educação Física Escolar:

a. Desenvolver junto aos acadêmicos estímulo a prática docente;
b. Qualificar estudos na área de EF Escolar;
c. Desenvolver senso crítico junto aos acadêmicos;
d. Desenvolver pesquisas e publicações.

PORTARIA N. º 15/2015 - REITORIA

O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em consonância com a legislação em vigor, em especial os Artigos 56-A e 61 da Portaria Nº 40, de 12/12/2007, republicada em 29/12/2010, e a Portaria Nº 24, de 30/12/2014.

RESOLVE:

Art. 1º - Em cumprimento à deliberação do Conselho Universitário – ConSu, constante na ata da reunião do dia 14 de maio de 2015, usando de sua autonomia, nos termos do Art. 53, inciso IV, da Lei Nº 9.394 de 1996, autorizar o aumento do número de vagas iniciais para o Curso Superior de Educação Física (Bacharelado) de 200 (duzentas) para 250 (duzentas e cinquenta) vagas totais anuais ofertadas nos turnos matutino e noturno.

Art. 2° - Esta Portaria entre vigor na data de sua publicação.

Curitiba, 14 de maio de 2015.

Jairo Marçal

Reitor 

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