Direito promove curso de extensão sobre “Legislação Aplicada aos Direitos Fundamentais”

20170323_173112O curso de Direito, por meio da professora Marta Tonin,  promoveu durante o primeiro semestre, o curso de extensão com o tema: “Noções de Direito e Legislação aplicada aos Direitos Fundamentais”. A iniciativa buscou atender uma demanda considerável dos acadêmicos com interesse em conhecer o conteúdo de leis que visam garantir o cumprimento dos direitos fundamentais. Destinado aos alunos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Instituição, o curso também recebeu participação de pessoas da comunidade externa, dentre eles três membros do conselho tutelar do município de Pinhais.

IMG-20170603-WA0017

Prof. Marta Tonin e o Doutor. Luiz Renato Carazzai (médico) que falou sobre “Política Nacional sobre Drogas”, no dia 01/06/17.

De acordo com a professora, o curso cumpriu com aquilo que se propôs, no sentido de trazer à tona assuntos conexos apresentados por profissionais das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social. Segunda Marta, a proposta se justifica em razão de que, atualmente, mais do que nunca, as ciências precisam refletir sobre os problemas sociais brasileiros e refletir sobre o importante papel da “interdisciplinariedade”. “Não se pode admitir mais que cada ciência trabalhe de forma isolada, olhando para os problemas comuns sem interagir com outras áreas do conhecimento, a proposta foi oferecer um curso onde todos tiveram acesso às mais elementares noções do Direito, bem como às principais leis brasileiras que tratam da garantia dos direitos fundamentais previstos na constituição federal de 05/10/1988, no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica a professora.

20170518_190949

Da esq. para a direito,  Doutora Rosangela Maria Lucinda, Prof Marta Tonin e Juliana Della Justina  no encontro sobre o tema:  “Estatuto do Idoso – Lei n. 10.741/03”,  promovido no dia 18/05/17.

Ao todo foram 14 encontros promovidos nas quintas-feiras, das 17h às 18h40 sediado nas dependências do auditório René Dotti. O curso foi realizado no período de 23 do mês de março até a última sexta-feira (30), do mês de junho.

O curso recebeu diversos palestrantes e estudiosos referente aos temas trabalhados, dentre eles,  Lenice Bodstein (Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha); Ricardo Henrique Jentzsch (Código de Organização e Divisão Judiciária do Paraná); Rosangela Maria Lucinda e Juliana Della Justina O. (Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso); Diana Maria Geara (Direitos Fundamentais e Lei 13.058/14 – Guarda Compartilhada); Maria Christina dos Santos (Lei 12.594/12 – instituiu o sinase); Berenice Reis Lessa (Lei nº 13.146/15 – Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão); Luiz Renato Carazzai (política nacional sobre drogas); Ana Paula Lopes Graf (conciliação, mediação e justiça restaurativa); Luciano Souza (Alienação Parental: considerações da Psicanálise) e Marta Tonin (Lei 8.069/90 – estatuto da criança e do adolescente).

IMG_6002

Professora Marta Tonin, assessoras e  (de azul)Doutora Lenice Bodstein (Desembargadora TJPR) no encontro sobre o tema:
 “Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha”, realizado no dia 11/05/17.

Durante os encontros os participantes puderam interagir com os palestrantes de forma satisfatória, havendo plena integração entre os acadêmicos participantes.

Posted in ESCOLA DE DIREITO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *