Diverge debate Escola sem partido e ideologia de gênero

img_1420O Grupo de Estudos em Diversidade Sexual e Relações de Gênero (Diverge), realizou na última segunda-feira (07), a Mesa Redonda: Ideologia de gênero na escola sem partido e ideologia de gênero. Mediado pelo professor doutor Alexandre Godoy Dotta, o evento recebeu a presença da professora doutora Eneida Desiree Salgado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da professora doutora Ana Claudia Santo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da professoras mestre, Maria Cristina Leite gomes, da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR) e da psicanalista, mestre e escritora Letícia Lanz (UFPR). Realizado no auditório René Dotti, o evento recebeu a presença de alunos, egressos e pessoas da comunidade.

img_1436 Para a professora Ana Claudia, o projeto Escola sem partido busca ensinar uma única ideologia. “Nenhuma ideologia é melhor que a outra. Cada um tem uma ideologia. Reforma do ensino mais escola sem partido, nós teremos definitivamente um verdadeiro ramake do clip  Another Brick In The Wall do Pink Floyd”, exclamou.

Para Letícia Lanz, transgênero, fundadora do Movimento Transgente e autora do livro: “O Corpo da Roupa: introdução aos estudos transgêneros”, comentou sobre a questão da identidade de gênero na sociedade.  “A primeira conclusão é de que não existe nada que possa ser chamada de ideologia de gênero. E aqueles que propagam a existência de uma img_1449ideologia de gênero são portadores sim de uma ideologia, ideologia radical de diferença entre os sexos”, afirma.   A convidada mantém, desde 2006, o “Arquivo Transgênero” (www.leticialanz.blogspot.com.br), um dos sites mais acessados em língua portuguesa para informações, suporte e ajuda em questões transgêneras, expressão de identidades gênero-divergentes e diversidade de gênero.

Após os debates, os convidados responderam perguntas e dúvidas sobre os temas abordados pela plateia presente.

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *