Egressa de Biomedicina defende banca de Mestrado na UFPR

Nfoto-da-amandao mês de novembro a Biomédica e egressa do UniBrasil Centro Universitário, Amanda Carvalho Garcia, defendeu a sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências – Bioquímica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa realizada pela egressa estudou os RNAs (ácido ribonucleico responsável pela síntese de proteínas da célula) não codificadores no gênero Herbaspirillum. Um gênero inclui bactérias fixadoras de nitrogênio que colonizam várias plantas de interesse econômico, promovendo o crescimento vegetal, sem causar doenças. A banca avaliadora foi composta pelos professores Doutores, Maria Berenice Reynaud Steffens, Emanuel Maltempi de Souza, Rodrigo Alves Cardoso e Vania Sofia Pobre.

foto-da-amanda-e-a-bancaDurante a pesquisa, Amanda utilizou a bioinformática para predizer e anotar os RNAs não codificadores. O estudo apresenta um caráter inovador, pois enfatiza em uma categoria de moléculas, anteriormente desconhecida, cuja função é participar da regulação de aspectos importantes do metabolismo de bactérias. Os resultados obtidos ampliam o conhecimento sobre estas moléculas e contribuem para o avanço científico. Outro ponto a ser destacado da pesquisa é a formação de recursos humanos em Bioinformática, uma área que tem crescido no Brasil e despertado a curiosidade em alunos de graduação.

A egressa agradece aos professores do UniBrasil  e diz que o próximo passo é entrar para o Doutorado. 

Posted in BIOMEDICINA, MESTRADO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *