Enfermagem realiza ação de prevenção ao câncer de colo de útero

img-20160923-wa0006 Na manhã do último dia 24 do mês de setembro, os acadêmicos do 6° período do curso de Enfermagem, participaram de uma ação de educação em saúde de prevenção do câncer de colo de útero na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando de Noronha. A atividade integra a disciplina de Saúde da Mulher, ministrada pela professora Renata Pinheiro.

Na ocasião os alunos participaram da coleta de preventivo, com a participação de cerca de dez pacientes.

Papanicolau é um exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e rápido, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo.

            Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do exame. Por isso, o exame, é um dos mais importantes na prevenção da saúde da mulher. O teste pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer.

            O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de a mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são ou que tenham sido em algum momento sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.  Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero estão: o início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.

            O câncer de colo de útero é um câncer que se desenvolve a partir de alterações celulares no colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é 3º tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte no Brasil.

Posted in ENFERMAGEM, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *