Enfermagem recebe palestra sobre transfusão sanguínea

img_8408Na última sexta-feira (16), os acadêmicos do segundo período do curso de Enfermagem do UniBrasil Centro Universitário, da disciplina de Legislação, Ética e Bioética, ministrada pelo professor Cristiano Caveião, receberam os representantes da Comissão de Ligação com Hospitais para as Testemunhas de Jeová (COLIH). A palestra foi ministrada pelo técnico em patologia clínica, Renato Plácido Galvão, onde abordou os dilemas éticos enfrentados pelos profissionais de saúde para os pacientes Testemunha de Jeová, que necessitam de transfusão sanguínea.

img_8409Durante a participação o convidado explicou que a COLIH na cidade de Curitiba é composta por 24 membros, que atuam como interlocutores e apoio para os profissionais médicos nas decisões relacionadas às transfusões sanguíneas. Segundo os representantes existem diversas alternativas para que possa ser respeitada a vontade e a autonomia do paciente com poder de decisão.

img_8410O professor Cristiano Caveião, comenta que convidou a Comissão para proferir uma palestra e promover a discussão sobre a posição religiosa e ética, relacionado com as Testemunhas de Jeová. O Enfermeiro possui um papel primordial na assistência ao paciente, e é ele quem irá muitas vezes esclarecer dúvidas e realizar procedimentos que possam gerar um impasse religioso, durante o tratamento. Promover a discussão de temas como esse fortalece ainda mais a formação do Enfermeiro, para que o mesmo possua um embasamento e conhecimento científico para a sua atuação.

Posted in ENFERMAGEM, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *