Engenharia Mecânica e Produção recebem motor da BOSCH

Recentemente os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção receberam uma apresentação de funcionamento da bancada didática de motor diesel da empresa Bosch Engineering. A demonstração foi realizada durante a Jornada Acadêmica dos cursos, realizada no Laboratório de Máquinas Térmicas do Centro Tecnológico (Bloco 09). Aproximadamente 140 acadêmicos de diferentes períodos dos cursos, divididos em grupos, acompanharam a atividade. A apresentação foi realizada pelo engenheiro José Ricardo Masetto, Gerente de Engenharia de Desenvolvimento da Bosch, que explicou em detalhes o funcionamento do motor, com ênfase nas características e parâmetros técnicos do equipamento.

O Motor

A bancada foi desenvolvida com tecnologia da Bosch para o ensino do funcionamento do motor Diesel e seu sistema de injeção, onde o motor é operado remotamente por um tablete. Todas as funções do sistema de injeção são comandadas por meio de um software instalado no equipamento, também desenvolvido pela empresa, sendo possível simular várias falhas e comportamentos do motor. A Escola de Engenharias do UniBrasil foi a primeira instituição de ensino superior do país a receber a visita da bancada, finalizada no primeiro trimestre de 2017.

Para o coordenador dos cursos, professor Fabio Schneider, a apresentação da bancada didática reflete a qualidade e o reconhecimento dos cursos do UniBrasil, percebidos pelo mercado e pelas indústrias. “A presença da bancada de teste de injeção diesel na nossa escola reflete o alinhamento entre a proposta acadêmica dos nossos cursos e as necessidades do mercado. Fomos também convidados a contribuir com sugestões de melhoria e aprimoramento do sistema de controle apresentado pelo engenheiro Masetto, que ainda passa por desenvolvimentos”, finaliza o professor.

Posted in ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *