Escola de Comunicação celebra 15 anos com Lucia Santaella

A Escola de Comunicação, Arquitetura e Design do UniBrasil Centro Universitário celebrou na última quinta-feira (29), os 15 anos de existência.  Realizado no auditório Cordeiro Clève, o evento de universitário recebeu a palestra: “A hipercomplexidade da comunicação e cultura contemporâneas”, com a professora doutora, pesquisadora, escritora, considerada uma das referências na área de semiótica e comunicação, Lucia Santaella. Organizado em parceria img_9358entre as coordenações dos cursos que compõem a Escola e os alunos do 6° período de Relações Públicas, a solenidade recebeu a presença dos pró-reitores, coordenadores, professores e egressos da Escola.
img_9412

Na abertura do evento, um vídeo com os melhores momentos da Escola foi apresentado. Em seguida, a coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, professora Doutora Maura Martins, foi a responsável em discursar em nome da Escola. Durante sua fala Maura agradeceu a presença dos pró-reitores, coordenadores, professores, alunos e egressos presentes e reforçou a importância da comemoração. “Nossa Instituição reconheceu desde o começo, algo que é muito importante, a centralidade dos processos comunicacionais dentro da nossa sociedade. Somos nós, os profissionais da comunicação, quimg_9602e somos os responsáveis por promover o contato entre as diversas áreas do conhecimento. Somos nós que estabelecemos pontes e traduzimos a realidade da população. Que promovemos encontros em um mundo muitas vezes tão marcado por desencontros”, destacou a coordenadora.

A pró-reitora da graduação, professora Lilian Pereira Ferrari, deimg_9484stacou sobre o trabalho desempenhado pelas Escola. “Sempre pautada em princípios éticos, a Escola de Comunicação, busca a formação de profissionais com competência técnica científica e comprometimento com a resolução de problemas da área. A Escola prioriza a oferta de sólida formação e disseminação de conhecimentos”, afirma a pró-reitora.

Lucia Santaella

Graduada em Letras Português e Inglês, pesquisadora e professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), possui doutora em Teoria Literária (PUCSP) e livre-dimg_9633ocência em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos (CIMID), na PUCSP. Ganhadora do prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, tem ao todo 42 livros publicados e 400 artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e no exterior.

Durante sua exposição Santaella abordou sobre questões envolvendo a hipercomplexidade na cultura. “A ideia é trazer aqui algumas questões para as quais eu tenho encontrado algumas respostas. De fato, nós estamos vive

img_9643ndo em uma cultura do hipercomplexo. Não importa o que fazemos com as tecnologias, mas sim o que as tecnologias estão fazendo conosco”, afirma.  Santaella também falou sobre a função das conexões da sociedade atual. “A inteligência da máquina é inseparável, não vivemos mais sem conexão. As conexões nos constituem”, acrescentou.

O evento contou com o apoio do Mabu Hotéis, Gráfica Super Cards e Vitória Formaturas.

História

A Escola iniciou em 2001 com os cursos de Jornalismo e Puimg_9333blicidade e Propaganda. Em 2003, passou a contar com o curso de Relações Públicas e, em 2006, com o curso de Design. No ano de 2016, ocorreu a fundação do curso de Arquitetura e Urbanismo, seu mais recente curso. Atualmente, a Escola conta com 47 professores, aproximadamente 500 alunos e mais de mil egressos

Confira aqui mais fotos do evento!

Posted in ARQUITETURA E URBANISMO, DESIGN, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, RELAÇÕES PÚBLICAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *