Escola de Engenharias recebe Marcos José Tozzi da ABENGE

A Escola de Engenharias do UniBrasil Centro Universitário recebeu na noite de ontem (22), no auditório René Dotti, a palestra com o professor Doutor Marcos José Tozzi. Com o tema “O Ensino de Engenharia e seus Atores Principais”, o convidado falou sobre a importância do papel do profissional de engenharia na sociedade. O evento contou com a presença dos calouros dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. A ação, que lotou as dependências do auditório, foi organizada pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Adriana Tozzi, que também foi a responsável em apresentar o currículo do palestrante.

Marcos José Tozzi é graduado em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui mestrado MSc In Engineering pela University of California e doutorado em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em engenharia hidráulica e na área de educação em Engenharia, atuando principalmente nos temas: usinas hidrelétricas, vertedouros em degraus, avaliação institucional e de cursos de graduação, qualidade no ensino e ensino multidisciplinar.

Segundo o convidado, a ideia da palestra foi apresentar um panorama geral da profissão e responder eventuais dúvidas dos acadêmicos. “A palestra foi dividida em quatro blocos principais: primeiro eu quis mostrar para os alunos o que os estudantes de Engenharias representam no país, quantos nós somos, quem somos. Antes de tudo é importante ter essa identificação. Precisamos saber da nossa grandeza”, destaca. “No segundo bloco eu falei um pouco do perfil do estudante de Engenharia. Já no terceiro bloco eu abordei um pouco do mercado de trabalho, tanto nacional como internacional. Para finalizar eu apresentei algumas características principais que os docentes dos cursos de engenharia precisam possuir”, explica o palestrante. Tozzi já exerceu a função de professor nos cursos de engenharia da UFPR e da Universidade Positivo (UP).

 

 

Além dos calouros, os coordenadores dos cursos da Escola, professor Mauro Jose Kummer (Produção); Fernando Felice (Elétrica) e Fabio Schneider (Mecânica) também estiveram presentes na noite.

Posted in ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *