Escola de Saúde recebe professor universitário Ricardo Wainer

Na última quinta-feira (14), a Escola de Saúde do UniBrasil Centro Universitário recebeu a presença do doutor e professor universitário Ricardo Wainer. O convidado ministrou uma Aula Magna sobre o tema: “Avanços das terapias cognitivo comportamentais: impacto na prevenção e tratamento de psicopatologias graves”. O evento foi realizado no auditório Edla Van Steen (Bloco 01).

A terapia cognitiva comportamental tem sido uma abordagem desde os anos de 1970, quando cresceu e se transformou em uma das abordagens mais eficazes para uma série de transtornos, mas a terapia possuía algumas restrições, principalmente, em casos mais graves que eram relacionados a quadros de transformes de personalidade e suicídio. A partir dos anos de 1990 a terapia começou a ter um movimento de integrar mais conhecimento do campo da psicoterapia com a área de pesquisa e ciência básica. Sendo assim, foi possível entender os mecanismos que tentavam fazer uma prática mais eficaz, ou seja, que conseguia resultados importantes, de preferência, em prazos mais curtos. O tema previne e trata a regressão para casos graves.

O convidado falou do surgimento das terapias de terceira geração, ou também chamadas de terapias cognitivas integrativas, onde deu ênfase nas principais terapias: terapia do esquema; a terapia focada em compaixão; a terapia de aceitação e compromisso. “A terapia do esquema é a que conseguiu apresentar mais componentes para entender o nascimento e o desenvolvimento da personalidade do normal e patológico. Isso fez com que tenha uma série de protocolos de métodos para tratar, por exemplo, para tratar pais cuidadores para fazer que a criança ou adolescente reduza os riscos de desenvolver futuros transtornos psicológicos”, comenta Wainer que ainda diz que a partir desse conhecimento se viu que os tratamentos estavam estabelecidos, diferente da abordagem tradicional. “Antes o paciente entendia, mas não conseguia mudar, pois possuía uma barreira. Assim, veio as técnicas de ativação emocional e de imagens natais, que são características das terapias da terceira geração”, finaliza.

Segundo Wainer, hoje essa terapia possui tratamento e cura. O convidado diz que os psicólogos têm esperança e podem gerar uma qualidade de vida maior para as pessoas.

A coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil, professora doutora Graciela Sanjutá Soares Faria, afirma que o curso de Psicologia tem um compromisso com a pluralidade de abordagens e destaca sobre a importância de receber Wainer. “Ele vem apresentar algo que é novo e muito relevante. É uma grande honra recebê-lo”, finaliza.

Para a aluna do décimo período, Aline Melo Olivan, a discussão dos temas que foram colocados para os alunos é importante para ter uma visão mais ampla da abordagem em relação a determinadas patologias. “Internalizamos e temos uma visão diferenciada do que o profissional nos passa. Nós podemos usufruir dos temas para utilizar futuramente em trabalhos, artigos científicos, revisão bibliográfica e também no mercado de trabalho”, comenta Aline.

O convidado

Ricardo Wainer é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), doutor em Psicologia pela mesma Instituição (2002); mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1997) e especialista com Treinamento Avançado em Terapia do Esquema pelo New Jersey/New York Schema Institute-USA (2012). Atualmente é professor titular da PUC-RS, diretor da Wainer-WP Centro de psicoterapia cognitivo-comportamental. Possui experiência nas áreas de psicologia cognitiva e psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia cognitivo – comportamental, transtornos da personalidade, transtornos de humor e de ansiedade, transtornos da infância e adolescência e em psicologia experimental cognitiva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PSICOLOGIA and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *