Homenageada da Escola de Negócios: Marcia Regina Munaro Pepino

marcia-reginaNo UniBrasil Centro Universitário já se tornou tradição celebrar o mês da Mulher, comemorado em março. Todo ano a Instituição realiza o projeto Mulheres Paranaenses, com o objetivo de homenagear mulheres destacadas por suas atividades em vários setores. Em 2017 o evento ocorrerá no dia 15 de março, às 19 horas no auditório Cordeiro Clève

Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à Instituição, dentro de sua área de conhecimento. A comunidade interna também indica mulheres pertencentes ao UniBrasil, dentre professoras, alunas e funcionárias.

Isso acontece porque a importância das mulheres, não apenas no processo educacional,  mas também no desenvolvimento brasileiro, em particular do Paraná, não pode deixar de ser lembrada pela comunidade acadêmica; desde as professoras primárias quando esta era uma das poucas profissões que mulheres podiam desempenhar “fora do lar” e na qual tiveram e têm papel fundamental, até os dias de hoje, em que mulheres são maioria nos corpos discentes e docentes de grande parte das instituições de ensino de todos os níveis e têm ocupado posições de destaque nos setores públicos e privados,  de serviços, empresarial, artísticos e outros.

Embora em passos muito lentos, caminhamos, graças ao trabalho de muitas pessoas dedicadas, para a inevitável igualdade de direitos de mulheres e homens.

MARCIA REGINA MUNARO PEPINO

A indicada da Escola de Negócios é administradora formada pelo UniBrasil, mas já havia iniciado sua atividade empresarial em 1986. Natural de Videira-SC, esta geminiana tem a obstinação de uma autêntica vencedora, sua visão empresarial é sempre ultrapassar as expectativas dos parceiros de negócio.

Marcia é fundadora e presidente da Lume Serviços de Tecnologia Ltda., empresa de Tecnologia da Informação, instalada em Pinhais-PR, com destacada atuação nacional na oferta de soluções de negócios que viabilizam as empresas a potencializar resultados, minimizar custos e gerenciar informações, transformando-as em conhecimento e inteligência de mercado, e que inclusive oferece orientação no uso de TI para adolescentes, contribuindo para seu crescimento profissional. 

Exigente e segura, conduz com visão empreendedora as metas da empresa, jamais esquecendo da valorização de seus colaboradores.

Foi responsável pela informatização do Serviço de Proteção ao Crédito na Associação Comercial do Paraná, quando gerente de informática daquela entidade. Nestes últimos 30 anos, a empresária e administradora de empresa ocupou cargos em diversas especialidades:  programadora de Software na Perdigão,  analista de Sistemas na Minerva Dimax, Gerente de Informática na Associação Comercial do Paraná (ACP), consultora de informática da Câmara de Dirigentes  Lojistas de Recife e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador, foi ainda consultora de informática do Serviço Social do Comércio do Paraná e vice-presidente do Sindicato de Processamento de Dados de Curitiba.

No Planejamento Estratégico da Lume Tecnologia, estabelece o desenvolvimento de uma cultura voltada à qualidade e melhoria contínua, através das Certificações MPS-BR, ITILL e COBIT adotadas para o Sistema de Qualidade como instrumento de garantia das ações e postura voltada ao continuo desenvolvimento tecnológico, capacitação dos recursos humanos e, consequentemente a satisfação dos clientes. Sua visão de futuro é “ser reconhecida como uma organização tecnológica de classe mundial” e contribuir para a evolução da sociedade.

Márcia dedica-se totalmente de segunda a sexta feira ao desempenho das atividades de executiva, inicia cedo a jornada, que geralmente se estende até bem tarde. É comum ela estar no aeroporto embarcando no primeiro voo da manhã para cumprimento de sua agenda.

Segundo ela, na área de negócios, “o que é masculino tem mais valor, consequentemente, as relações de gênero acabam por produzir uma distribuição desigual de poder, autoridade e prestígio entre as pessoas, de acordo com o seu sexo. Isto confirma que as relações de gênero são relações de poder que são construídas ao longo da história”.

Orgulha-se das duas filhas, Mariana Amélia, dentista, e Juliana Regina, administradora. Nos finais de semana prefere o conforto do lar e a companhia dos familiares e amigos, e das duas shiatzus Cacau e Jolie. Gosta de cozinhar, culinária italiana principalmente, pratica yoga e meditação.

Para os universitários ela recomenda: “siga seus sentimentos. Quando você faz o trabalho que você é destinado a fazer, você se sente bem e todo dia é um bônus, não importa o quanto você está sendo pago (…) Honre seu chamado.  Todos têm um. (…) Propósito é o que traz verdadeira riqueza para a vida.  Aprenda com os erros. Todos nós tropeçamos. Todos nós temos nossos retrocessos. Se as coisas dão errado (…) é o jeito da vida dizer que é hora de mudar o curso. (…) Eu descobri que as dificuldades acontecem quando nós não prestamos atenção aos sussurros da vida, felicidade é doar os dons que recebeu. Em nome de ser verdadeiramente feliz, você precisa viver com outros e tem que se posicionar por algo maior que você. Porque a vida é uma recíproca troca. ” 

Texto: Wanda Camargo

Posted in ESCOLA DE NEGÓCIOS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *