José Miguel Wisnik participa do Projeto Pensando o Brasil

O escritor e compositor, José Miguel Wisnik, esteve em Curitiba na última quinta-feira(17)  para um encontro na Sede Social do Graciosa Country Club. À convite do clube, do UniBrasil Centro Universitário e da instituição humanitária judaica B’nai B’rith, Wisnik palestrou e cantou canções sobre o Brasil. “Fui convidado para uma palestra cujo título é Canções que Pensam e Pensaram o Brasil. É um assunto amplo, mas sintetizando, a linguagem por meio das canções expressou as ideias dos brasileiros e o que se passava no país. A história do Brasil atravessa a música popular – sendo ela uma das maiores fontes de entretenimento e conhecimento da sociedade brasileira.  Aqui, canções e literatura, assim como o erudito e o popular, existem em uma zona fluída, na qual se misturam o oral e o escrito”, explica Wisnik.

Como um dos mais respeitados compositores brasileiros, parceiro de Caetano Veloso, Paulo Leminski, Tom Zé, Gregório de Matos, Ná Ozzetti e Arnaldo Antunes, Wisnik sintetizou com maestria o percurso das canções no Brasil até o cenário atual. “Ao longo da música não vale aplicar certos moldes de uma época em que as canções eram hinos e havia um consenso contra a ditadura. Naquele tempo as pessoas compartilhavam de um reportório comum e das mesmas ideias. Depois disso há outra fase: Uma espécie de pulverização, consequente do mercado, em nichos e gostos, na qual não há mais hinos ou totalizadores, típica do mundo contemporâneo. Contudo a grande questão é aprender que atualmente existem muitas coisas acontecendo em muitas frequências, sem um local privilegiado. Nesse contexto a complexidade é que deve ser estudada”, esclarece o convidado.

José Miguel Wisnik é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, e livre docente em Letras (Literatura Brasileira) pela mesma universidade, da qual é professor aposentado. Tem experiência na área de Letras – Literatura Brasileira, com ênfase em Modernismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Heitor Villa-Lobos; Modernismo Brasileiro; Semana de Arte Moderna; Música e Literatura; e Música – História da Linguagem, além da autoria de muitos livros em sua área.

O evento que trouxe Wisnik à Curitiba integra o Projeto Pensando o Brasil, que tem como objetivo promover uma série de encontros para discutir questões importantes sobre o cenário político, social, econômico e cultural do país.

Posted in NOTÍCIAS and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *