Mestrado encerra atividade de Extensão

O Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia do UniBrasil Centro Universitário encerrou no final do semestre a atividade de extensão em Cinema e Direitos Humanos: uma abordagem crítica.  A atividade foi coordenada pelos professores doutores, Laura Garbini Both e Jesus Delgado Baena, em parceria com os  acadêmicos Antônio Carlos Gonçalves Filho e Deborah Zanchi.

A atividade discutiu os direitos humanos desde suas obras cinematográficas até os fundamentos da teoria crítica dos direitos humanos, além fo papel do cinema na veiculação de discursos hegemônicos. Também foram abordados temas como hegemonia, direito, sociedade e a influência que esses conceitos geram entre si. A maior descoberta para Gonçalves no decorrer do curso foi de como as obras cinematográficas parecem não ser nada menos do que peças de entretenimento, “podem ser fundamentais para a reprodução de um discurso de globalização”.

Para a coordenadora de mesa, Deborah Zanchi, a maior percepção que obteve do curso foi visualizar o cinema como uma ferramenta de resistência. “Uma percepção construída aos poucos, no decorrer dos encontros, pelos integrantes em conjunto. Para isso, as discussões sobre os temas de cinema e propaganda, memória histórica e exclusão social foram essenciais”, conta.

O curso proporcionou uma experiência acadêmica inédita, promovendo coletivamente uma reflexão crítica mediante a análise fílmica voltada aos direitos humanos.

Posted in MESTRADO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *