Mini Presépios em exposição no UniBrasil

O UniBrasil Centro Universitário sediará, em sua Sala de Leituras (bloco 7), entre 17 de novembro e 16 de dezembro, uma exposição de mini presépios, de propriedade da Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular (UNIART).

Com a missão de prestar serviços na área de capacitação e qualificação em artesanato, empreendedorismo e outras atividades de educação e cultura, a UNIART realiza exposições com seus mais de quatro mil presépios, feitos por artesãos paranaenses e de países como Peru, Venezuela, Uruguai e outros, com materiais inusitados, como: vidros, lacres de latinhas, giz, pão, casca de ovo, macarrão, sucata, moedas, fios, capsulas de remédios, sementes, e vários produtos de reciclagem.

A parceria com o UniBrasil deve-se à determinação de trazer à comunidade acadêmica um pouco desta arte que complementa a formação universitária e revaloriza o artesanato como expressão popular.

Segundo Ester Proveller, diretora da UNIART, “brilhando com luz própria, os presépios simbolizam a mais antiga e singela ilustração viva do mistério do Natal, e expressam a comunicabilidade da cultura de um povo”.

O Presépio

Presépio é uma referência cristã que remete ao nascimento de Jesus, com base na história bíblica, da procura de um albergue para Maria – esta grávida e perto do parto – e José, quando fugiam da perseguição de Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder seu trono para um possível futuro reiimg_0162 dos judeus.

A família pernoitou numa gruta, usada como estrebaria nas imediações de Belém, onde nasceu Jesus, dentro da manjedoura destinada a animais, representados no presépio por uma vaca e um burro, e foi reconhecido por pastores e pela visita dos três magos (ou reis), que teriam vindo do oriente guiados por uma estrela, os quais ofereceram ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

Por isso, costuma-se, na tradição cristã de vários países, montar um presépio na época do Natal, variando em tamanho e material utilizado.

Cerca de 80 presépios estarão sendo expostos no UniBrasil, para marcar a passagem do tempo e a finalização do calendário letivo de 2016.

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *