Instituição Corpo DocenteAlunos  
     

Escola de Saúde recebe o vice-presidente da Fiocruz
Incluido por: web
Data: 18/05/2017

IMG_9389Na última segunda-feira (15), a Escola de Saúde do UniBrasil Centro Universitário, por meio   do Projeto Academia UniBrasil, realizou no auditório Cordeiro Clève, a palestra: “Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Produção, o papel da Fundação Oswaldo Cruz na cadeia de inovação e na política do complexo industrial da saúde no Brasil”,  que contou com a presença  do vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), médico, professor e pesquisador, Marco Aurélio Krieger.

Na palestra, Krieger apresentou para os alunos os 100 anos de história da Fiocruz e o IMG_9384papel desenvolvido pela Fundação ao longo de sua história. O convidado também  abordou sobre o desenvolvimento nacional,  com enfoque na questão de saúde; falou sobre  grandes descobertas; o impacto científico global da Fundação; a produção de desenvolvimento tecnológico; e inovação para a saúde.

IMG_9380O convidado deixou um conselho para os estudantes e futuros profissionais da área da saúde: “ é uma importante política nacional utilizar um sistema como o Sistema Único de Saúde (SUS) para promover o desenvolvimento científico tecnológico do país”  


Fundação Oswaldo CruzIMG_9391

 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a mais respeitada instituição de tecnologia e ciência em saúde da América Latina e uma das principais instituições mundiais em pesquisa de saúde pública. Foi criada pelo epidemiologista Oswaldo Cruz no início do século XX, a princípio para fabricar soros e vacinas, a seguir expandiu atividades para a pesquisa. Seu principal foco são as doenças tropicais, dedicando-se à promoção da saúde e desenvolvimento social e a geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico.  


Palestrante

Marco Krieger é pesquisador titular da fundação Oswaldo Cruz, pesquisador de produtividade nível I CNPq, com área de atuação em Genética Molecular, principalmente nos seguintes temas: expressão gênica, genômica funcional, diferenciação celular e utilização de técnicas de Biologia Molecular para o desenvolvimento de insumos para testes de diagnóstico. Ocupou cargos de relevância em nível estadual e nacional, como vice-diretor do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz Paraná; coordenador técnico da planta de Produção e Desenvolvimento de Insumos para Diagnóstico Consórcio Fiocruz-Hemobrás-Tecpar; coordenador da Rede de Insumos para Diagnóstico (RID) do Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para Saúde (PDTIS) da Fundação Oswaldo Cruz; vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de diagnósticos para Saúde Pública. É orientador de mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular. Possui extensa bibliografia e participação em corpo editorial de periódicos técnicos e acadêmicos. 


Mapa do site
Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - 82821-020 - Curitiba - PR
Telefone: 55 (41) 3361 4200
2000-2015 Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Siga o UniBrasil: