Instituição Corpo DocenteAlunos  
     

Acadêmico da UniBrasil participa de projeto fotográfico
Incluido por: web
Data: 18/02/2008


O projeto fotográfico Um Carnaval e Onze Fotógrafos, coordenado pelo jornalista, curta-metragista e um dos organizadores do PUTZ, o Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba de 2007, Rafael Urban, contou com a participação do acadêmico de Jornalismo da UniBrasil, Oswaldo Eustáquio Filho, que é fotógrafo e diretor fundador da organização não governamental Aldeia Brasil. Em 2007, Eustáquio foi premiado na Mostra Caixola e no Prêmio Sangue Novo de Jornalismo na categoria Fotojornalismo.

O acadêmico – o mais jovem do grupo – foi convidado por Urban para o projeto Um Carnaval e Onze Fotógrafos. ”Para mim, é um projeto que parte da idéia de questionar esse estereótipo tão forte que carrega o Carnaval de Curitiba e que, hoje é maior que a festa em si”, conta Urban. A idéia surgiu a partir de fotos que produziu em 2007. “No ano passado, fui acompanhar o Carnaval de Curitiba. Se não foi a primeira vez que eu o assisti, foi certamente a primeira desde a infância. Não sabia se já tinha visto a festa com os próprios olhos, mas era como se a conhecesse de cor: imaginava uma meia dúzia de pessoas vestidas com fantasias sem graça e passando frio ainda que o acontecimento fosse durante o verão. Ou seja, havia assumido para mim o estereótipo que a cidade construiu em torno de seu próprio Carnaval. Para a minha surpresa, encontrei uma festa bonita e foliões dedicados e apaixonados”, ressalta.”O famigerado Carnaval de Curitiba era, na verdade, um universo incrível, plural e rico”, completa Urban.

Desde então, sempre que alguém comenta que o Carnaval de Curitiba é muito ruim, Urban lhe pergunta se já foi assistir a um desfile na Cândido de Abreu. A resposta, via de regra, é negativa. “Ou seja, hoje, o mito é maior do que a festa. Revendo este material fotográfico no começo deste ano, passei a me perguntar se a festa era realmente bonita ou se foi o meu olhar que encontrou disposição para vê-la como bela. Estava num momento de relação muito intensa com a fotografia e decidi reviver a experiência, desta vez convidando outras pessoas – talvez motivado por ver o quão eram diversas as propostas quando pedi para alguns amigos produzirem imagens dentro de um tema específico de outro projeto pessoal”, explica.

F
oi então que Urban passou a convidar fotógrafos que eram seus conhecidos e cujos trabalhos admirava. “O Oswaldo Eustáquio eu conheci quando foi premiado no Sangue Novo, um prêmio para os jovens jornalistas do estado. Ele tem um trabalho fotográfico maravilhoso sobre diversas tribos indígenas brasileiras”, comenta. A partir disso, outras pessoas que fotografaram o evento foram se juntando ao grupo. “Com certeza há muitas outras fotografias guardadas em álbuns e computadores. Convido as pessoas a nos enviarem suas imagens”, sugere.

Ele explica que desde um primeiro momento falou para o grupo que, se o projeto fosse bem sucedido, a busca era fazer uma exposição não apenas virtual, mas também física. “Em quatro dias foram 682 visitas de 28 diferentes países – uma pluralidade muito curiosa que a Internet permite. As pessoas têm mandando e-mails, mensagens e também colaborações”, ressalta.

Serviço: Conheça o projeto fotográfico Um Carnaval e Onze Fotógrafos.


Mapa do site
Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - 82821-020 - Curitiba - PR
Telefone: 55 (41) 3361 4200
2000-2015 Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Siga o UniBrasil: