Instituição Corpo DocenteAlunos  
     

Exposição alerta para os perigos ocultos dos desastres urbanos
Incluido por: guilhermeg
Data: 17/06/2010


Após um grande desastre urbano, como um forte terremoto ou um desabamento decorrente das chuvas, os estragos materiais e as vidas perdidas são os efeitos imediatos – e também os mais visíveis. O perigo oculto das doenças surgem com as condições que se seguem aos desastres urbanos é tema de atividade realizada por alunos do quinto período do curso de Biomedicina das Faculdades Integradas do Brasil, que está em exposição no saguão do Bloco 2 até a noite desta quinta-feira, 17.

Por meio de fotos, banners e maquetes que simulam uma erupção vulcânica, um desabamento de morro e um terremoto, os estudantes mostram que além dos danos aparentes, esses desastres também criam um cenário propício ao aparecimento de doenças transmissíveis. “No caso de enchentes, é muito comum que haja um aumento no número de casos de leptospirose, que é transmitida pela urina dos ratos que se mistura à água parada. Nosso trabalho foi feito com o objetivo de informar e alertar as pessoas sobre estes perigos” comenta a aluna Caroline Cardozo, uma das responsáveis pelo trabalho.

“Quando ocorre um terremoto, por exemplo, doenças como tuberculose e pneumonia, que podem ser evitadas com vacinas, podem se transformar em epidemias de médio porte caso não haja doses suficientes para todas as vítimas”, completa.

De acordo com a professora Camila Marques, da disciplina de Epidemiologia e Ecologia de Vetores e Doenças, a atividade teve a intenção de unir duas faces do mesmo problema. “O objetivo do trabalho foi abordar os aspectos ambientais e epidemiológicos dos desastres urbanos. Demos o enfoque nas doenças, mas o lado ambiental, social e governamental também foi destacado”, afirma.

Guilherme Giorgio 

Casos de doenças respiratórias aumentam na ocorrência de erupções vulcânicas

Guilherme Giorgio

Casos comuns como enchentes e desabamentos escondem perigos como a leptospirose e hepatites

Guilherme Giorgio

Pneumonia e tuberculose, doenças normalmente evitadas com vacinas, podem se transformar em epidemias após terremotos


Mapa do site
Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - 82821-020 - Curitiba - PR
Telefone: 55 (41) 3361 4200
2000-2014 UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil

Siga a UniBrasil:



 
UNIBRASIL EM SÍNTESE
cadastre-se para receber nossos informativos.