Instituição Corpo DocenteAlunos  
     

Grutun! Cinco
Incluido por: web
Data: 18/04/2012


O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil iniciou suas atividades ao
final de 2006, com a intenção de aproximar estudantes dos diversos cursos das Faculdades Integradas do Brasil das realizações artísticas.

Foi iniciativa do jornalista e professor Victor Folquening, seu primeiro coordenador, e assumiu, desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, orientados atualmente por Alex Wolf, multiartista, ator, diretor, cantor lírico, professor, sem o qual o grupo não teria o mesmo brilho. O Grutun! atua com sucesso em Curitiba e em várias cidades paranaenses, tendo feito uma apresentação de textos poéticos do Ariano Suassuna para o próprio autor.

Instituições de ensino, em particular as universitárias, necessitam contextualizar e religar as diferentes áreas do saber e dimensões da vida, o que exige mentes abertas e escutas sensíveis para chamar a si a responsabilidade pela transformação do mundo. O desenvolvimento de outras formas de pensar e agir e a consolidação de novas políticas civilizacionais são possíveis se criamos espaços dialógicos, que sejam capazes de propiciar o exercício de novas práticas pedagógicas, pautadas na solidariedade, tanto para os espaços educativos formais quanto não-formais, que estimulem a compreensão da condição humana e da cidadania planetária.

É imperativo o reconhecimento do papel da educação transformadora, centrada na compreensão, ética e sensibilidade. É urgente a necessidade de respeito à pluralidade dos indivíduos, à diversidade cultural e ao conhecimento eminentemente transdisciplinar, que envolva as relações do ser humano com a natureza e ao mesmo tempo com toda a sociedade. É indispensável consolidar uma nova modalidade educativa, geradora de futuro viável para as novas gerações.

O culto a Dionísio, o pouco compreendido e muito vilipendiado deus do vinho, foi a origem do teatro grego, depois do qual pouco se criou de novo. Com uma gênese dessas não pareceria que teatro viesse a ser parte importante da educação, e no entanto, precisamente sua essência controversa e livre é a sua maior qualidade para o pensamento. Por este motivo, são muitas as funções de um grupo de teatro universitário: fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, implementar texto inovador, participar em trotes solidários, formar plateia... Fazer teatro! Como o Grutun!

Texto de autoria da professora Wanda Camargo, assessora instituicional das Faculdades Integradas do Brasil, em homenagem aos 5 anos do Grutun!


Mapa do site
Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - 82821-020 - Curitiba - PR
Telefone: 55 (41) 3361 4200
2000-2014 UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil

Siga a UniBrasil:



 
UNIBRASIL EM SÍNTESE
cadastre-se para receber nossos informativos.