Instituição Corpo DocenteAlunos  
     

Signatários do Pacto Global – proximidade e ações conjuntas
Incluido por: web
Data: 18/04/2012


Em 18 de abril, na sede da FGV/ISAE de Curitiba, a Rede Brasileira do Pacto Global promoveu um encontro de aproximação do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) com todas as organizações signatárias do Pacto Global no estado do Paraná. 
 

O Pacto Global é formado por uma rede voluntária de cidadania corporativa internacional, com 8700 adeptos e grupos de interesse em mais de 140 países, constituindo um fórum para aprendizado e troca de experiências. A UniBrasil é signatária deste Pacto, assim como o PRME, como demonstração de seu compromisso de educação para a sustentabilidade. 

O intuito desta aproximação foi o de apresentar os trabalhos que vem sendo programados pelo referido Comitê para sua atuação no contexto preparatório da Conferência Rio+20, cuja data se aproxima. O CBPG propõe uma Carta de Compromissos da comunidade empresarial em seu mais alto nível executivo, para a complexa agenda de temas da Rio+20 e pretende, com ela, elevar o posicionamento institucional da Rede Brasileira do Pacto Global. Neste sentido, esta aproximação também buscou apresentar a Carta a todos para que possam juntos adotar um compromisso coletivo para a Rio+20 junto a autoridades governamentais brasileiras. 

Este documento analisa cinco aspectos de políticas públicas que devem ser estimulados, considerando o papel promotor e incentivador do governo como fundamental para a escala da contribuição empresarial:

·         Fortalecimento da educação, dando destaque à difusão dos princípios e das práticas de desenvolvimento sustentável;

·         Favorecimento de investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia;

·         Promoção da produção e consumo sustentável;

·         Apoio às empresas que assumam os riscos da introdução de novos produtos e serviços mais sustentáveis;

·         Fortalecimento da participação empresarial e de integração das diversas políticas nacionais e globais considerando o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e ambiental.

No Brasil são 440 organizações, tendo o Comitê Brasileiro 35 membros e atuação destacada no cenário internacional. 

No encontro, Petrobras, Copel, Sanepar, FIEP, Itaipu Binacional, Arayara e dezenas de outras empresas estavam presentes, representadas por seus diretores de Sustentabilidade e/ou Responsabilidade Social, a maior parte delas já signatárias do Pacto. Entre as instituições de ensino superior, UFPR e FAE, além da UniBrasil, representada pela professora Wanda Camargo, assessora institucional.


Edno Pereira Junior – ISAE/FGV.

Nilson Pegorini (FAE), Wanda Camargo (UniBrasil), Norman de Paula (FGV/ISAE) e Jorge Soto (Braskem)


Mapa do site
Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã - 82821-020 - Curitiba - PR
Telefone: 55 (41) 3361 4200
2000-2014 UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil

Siga a UniBrasil:



 
UNIBRASIL EM SÍNTESE
cadastre-se para receber nossos informativos.