“O Direito em Shakespeare” é tema do Academia UniBrasil

img_7804Na manhã de ontem (13), o UniBrasil Centro Universitário recebeu no auditório René Dotti, o professor doutor José Roberto de Castro Neves. O convidado apresentou a palestra: “O Direito em Shakespeare” e realizou o lançamento do livro O mundo é um palco – Shakespeare 400 anos: um olhar brasileiro”O evento faz parte do Projeto Academia UniBrasil, realizado com o apoio do Programa de Mestrado em Direito do UniBrasil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB –PR), Centro Europeu e Casillo Advogados.

A assessora do Complexo de Ensino Superior do Brasil, professora Wanda Camargo, fez a abertura do evento, durante seu discurso Wanda agradeceu em nome do UniBrasil Centro Universitário a presença do convidado.  “O mundo homenageia neste ano os 400 anos img_7797da morte do bardo, talvez o maior dramaturgo que já existiu. De uma ou outra forma somos todos devedores de sua visão do mundo e do homem, muitos de seus personagens e frases, incorporados de tal modo à nossa cultura que sequer percebemos”, conta Wanda Camargo.

José Roberto é advogado, professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestre em direito pela Universidade de Cambridge, Inglaterra e doutor em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de diversos livros, entre eles, Medida por Medida – O Direito em Shakespeare, A Invenção do Direito e Direito das Obrigações, todos já com diversas edições. O objetivo da palestra foi compreender a importância da cultura na formação do advogado, no caso, do cidadão. Com a ideia de estimular para que mais pessoas tenham acesso à obra de Shakespeare. “É uma obra que tem muito a ver com o mundo jurídico e incrivelmente atual, porque cuida das grandes questões da humanidade”, explica José Roberto.

img_7793Segundo a professora do curso de Direito do UniBrasil Centro Universitário, Ana Lucia Pretto Pereira, o professor José Roberto é um exemplo importante do que queremos para nossos estudantes, pois consegue aliar inteligência, bom humor e uma alma de estudioso que o torna consciente de si, de seu lugar e de sua comunidade. “Desembaraçado e comunicativo, apresentou aqui inúmeras conclusões, dentre elas, a diferença entre informação e cultura”, conta Ana Lucia.

img_7819Graduada e mestranda em licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a professora convidada Célia Arns comenta sobre o evento. “O professor tem um conhecimento enorme, em termos de peças, detalhes e contexto. E, para os alunos, muito não tem uma oportunidade de escutar uma palestra como essa, sobre Shakespeare, dentro dessa visão sobre Direito”, explica Célia. Também estiveram presentes convidados externos e intelectuais, dentre eles, a professora formada pela UFPR em mestrado em literaturas de língua inglesa, Eloise Grein, a professora de letras da UFPR, doutorado em literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), Liana Leão e o doutor e advogado, João Casillo.

Posted in NOTÍCIAS, PROPPEX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *