Pedro Serrano é o convidado do Projeto UniBrasil Futuro

IMG_2172

Na noite de ontem (03) quinta-feira o UniBrasil Centro Universitário com o apoio do França da Rocha & Advogados Associados recebeu a presença do professor e jurista Pedro Estevam Alves Pinto Serrano. Sediado no auditório Cordeiro Clève, o convidado apresentou a palestra “Estado de Exceção e Jurisdição” para os alunos da Escola Direito, coordenadores e professores da Instituição. A ação integrou o Projeto UniBrasil Futuro, coordenado pela professora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil, Wanda Camargo. O Projeto tem como objetivo proporcionar um canal de discussão sobre temas da atualidade, disponibilizando aos acadêmicos e à comunidade palestras com pensadores e intelectuais das mais variadas áreas do conhecimento.

Wanda Camargo foi a responsável pela abertura do evento. Durante seu discurso a professora apresentou o currículo do convidado para os estudantes, professores e operadores do Direito.  “O UniBrasil entende que o espaço acadêmico deve estar aberto às ideias. Não a uma ideia única ou pensamento único, e sim a todos as ideias que contribuam para a melhor compreensão do mundo e valorizem o pluralismo intelectual. Um instituição universitária não pode se prender a dogmas, simplificações e sectarismo”, acrescenta a professora. Wanda reforça a importância do convidado. “Está provado que não aprendemos muita coisa se ouvirmos a repetição daquilo em que já acreditamos. O doutor Pedro Serrano talvez nos surpreenda, apresentando novos lados para questões que já parecem postas”, conclui Wanda.

IMG_2241Segundo Serrano, o tema da palestra é um mero convite à reflexão, já que se trata de um tema considerado bastante complexo. “A ideia é discutir a relação entre mídia e judiciário como gerador de exceção, que é a ideia da justiça na sociedade do espetáculo. O processo se espetaculariza”, explica o professor. Ainda segundo o convidado, o tema é bastante vasto, por isso é importante uma reflexão sobre o assunto. “Uma sociedade democrática é vista como um grande sistema comunicativo, a sociedade democrática contemporânea se caracteriza por ser uma sociedade complexa. Ou seja, uma sociedade na qual convivem muitos subsistemas comunicativos. O direito é um deles, a economia, a política, a comunicação social, todos esses subsistemas, mesmo sendo autônomos, se relacionam, claro, cada um funciona de acordo com a sua lógica” afirma Serrano.

IMG_2344

Pedro Serrano, Lucia Sombrio (formada pela primeira turma de Direito do UniBrasil) e o professor Marcos Maliska.

Após a palestra o convidado recebeu os presentes para uma sessão de autógrafos do seu novo livro: “A Justiça na Sociedade do Espetáculo”, editora Alameda.

Posted in DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *