O QUE FAZEMOS

VOCÊ ESTÁ AQUI >>

O que fazemos

O comitê de ética em pesquisa em seres humanos do Centro Universitário Autônomo do Brasil prioriza aspectos éticos, os quais são avaliados seguindo as normas Nacionais de Regulamentação para Pesquisas em Seres Humanos para salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, e verificar se o projeto proposto respeita os interesses e direitos das pessoas participantes.

  • Tem papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração; contribui para a discussão e qualidade do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e social.
  • Além de avaliar a ética dos projetos de pesquisa, o CEP se torna corresponsável pelo seu desenvolvimento. As atividades do comitê iniciaram em 05/12/2007.
  • Segue as normativas observadas pela Resolução CNS 466-2012 (revisão da resolução CNS- 196/96) e a Resolução 441/2011CNS – Armazenamento e utilização de material biológico e demais resoluções complementares referentes à ética na pesquisa, integrantes do Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa e a Resolução CNS 370/07.