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O Centro Universitário Autônomo do Brasil entende que a atividade docente não está separada da pesquisa. Por isso, seu Projeto Pedagógico Institucional orienta as ações internas para a construção de um “ambiente que cultive de modo natural e permanente o mérito acadêmico, e, tenha o compromisso com a aprendizagem reconstrutiva na instituição como um todo”. Este entendimento assume que o desempenho do docente, bem como, a performance das aulas está estreitamente vinculados à constante disposição do professor para a pesquisa e a revisão da literatura. Para viabilizar esta política, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários oportuniza e incentiva algumas atividades relacionadas ao aprimoramento do conhecimento de professores e alunos, por meio da investigação científica e de processos de reconstrução do saber. Seguem algumas delas:

  • Constituição de Grupos de Pesquisa, registrados ou não no CNPq;
  • Formação de Grupos de Estudos;
  • Programa Institucional de Iniciação Científica;
  • Programa Institucional de Monitoria;
  • Incentivo à participação de eventos científicos, com apresentação de trabalhos – Plano de Qualificação Docente;

Espera-se que, como resultado destas atividades, professores e alunos produzam artigos, textos, ensaios, relatórios, bem como outras formas de produção acadêmica, com o intuito de publicarem nos periódicos científicos. Deste modo, o produto dos estudos e pesquisas ganhará circularidade na comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que professores e alunos reconstroem e reorganizam o conhecimento.

É desejável que estas ações, que comumente denominamos pesquisa ou investigação científica, tenham a devida reentrada na esfera acadêmica. Por isso, é importante que os resultados das pesquisas, dos grupos de estudos, das orientações e dos trabalhos de iniciação científica, assumam a forma de extensão, como cursos de curta duração, seminários, ciclo de debates, etc.

Atendimento das 8h às 12h de segunda a sexta-feira.