INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivos

  • Incentivar a participação dos estudantes de cursos de graduação do Centro Universitário Autônomo do Brasil no Programa Institucional de Iniciação Científica, para que desenvolvam a capacidade de pesquisa sob a orientação de professores qualificados.
  • Estimular professores pesquisadores produtivos a envolverem estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica.
  • Qualificar os estudantes para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação profissional.
  • Incentivar o desenvolvimento da produção científica institucionalizada.

Informações Gerais

A seleção é realizada anualmente, geralmente no mês de março. O processo seletivo começa com a publicação do edital na página da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Internacionalização – COPEx, que fixará o período de seleção, de publicação dos resultados e de envio, pelos coordenadores de curso àquela coordenação, dos nomes selecionados. Os métodos utilizados, bem como, os conteúdos cobrados na seleção devem ser definidos pelas coordenações de curso, juntamente com seus colegiados.

O Programa prevê duas modalidades de estudantes de iniciação científica: o aluno bolsista e o aluno não-bolsista. Ambos realizam as mesmas tarefas e têm as mesmas obrigações para com o Programa, bem como, serão certificados igualmente pela atividade, com exceção de que os melhores classificados perceberão uma bolsa na forma de desconto em mensalidade.

Os alunos e professores envolvidos no Programa Institucional de Iniciação Científica precisam cumprir rigorosamente o calendário publicado na página da COPEx, sob pena de desligamento do Programa. As principais regras que regem atividade de iniciação científica podem ser encontradas na Resolução N° 04/2014.