INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivos

  • Incentivar a participação dos estudantes de cursos de graduação do Centro Universitário Autônomo do Brasil no Programa Institucional de Iniciação Científica, para que desenvolvam a capacidade de pesquisa sob a orientação de professores qualificados.
  • Estimular professores pesquisadores produtivos a envolverem estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica.
  • Qualificar os estudantes para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação profissional.
  • Incentivar o desenvolvimento da produção científica institucionalizada.

Informações Gerais

A seleção é realizada anualmente, geralmente no mês de março. O processo seletivo começa com a publicação do edital na página da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e de Assuntos Comunitários – PROPPEx, que fixará o período de seleção, de publicação dos resultados e de envio, pelos coordenadores de curso àquela coordenação, dos nomes selecionados. Os métodos utilizados, bem como, os conteúdos cobrados na seleção devem ser definidos pelas coordenações de curso, juntamente com seus colegiados.

O Programa prevê duas modalidades de estudantes de iniciação científica: o aluno bolsista e o aluno não-bolsista. Ambos realizam as mesmas tarefas e têm as mesmas obrigações para com o Programa, bem como, serão certificados igualmente pela atividade, com exceção de que os melhores classificados perceberão uma bolsa na forma de desconto em mensalidade.

Os alunos e professores envolvidos no Programa Institucional de Iniciação Científica precisam cumprir rigorosamente o calendário publicado na página da PROPPEx, sob pena de desligamento do Programa. As principais regras que regem atividade de iniciação científica podem ser encontradas na Resolução N° 04/2014.

Relatórios

Relatório de Iniciação Científica 2008 / 2009 (gráficos)

Relatório de Iniciação Científica 2008 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2009 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2010 / 2011 (gráficos)

Relatório de Iniciação Científica 2010 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2011 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2012 / 2013 (gráficos)

Relatório de Iniciação Científica 2012 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2013 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2014 (relação por curso)

Relatório de Iniciação Científica 2015 (relação por curso)