Professor de Direito é aprovado para estágio de Pós-doutoramento

foto-prof-osorio-e-profa-irene-noharaO professor doutor do curso de Direito do UniBrasil Centro Universitário, José Osório do Nascimento Neto, foi selecionado durante o mês de outubro para realizar estágio de Pós-doutoramento pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo.

A pesquisa, provisoriamente intitulada “A cidadania remodelando o Estado por meio de políticas públicas educacionais”, será supervisionada pela professora doutora Irene Patrícia Nohara, livre-docente em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo o professor, as diversas dimensões que caracterizam o emergente Constitucionalismo do século XXI – política, social, econômica, ambiental e cultural – transformam em desafio as ações do Estado, que implicam os processos decisórios coletivos perante a sociedade contemporânea.

O professor explica que o tema da pesquisa, “é nesse ambiente que a pesquisa exógena tem por objetivo levantar e discutir apontamentos interdisciplinares ao estudo da educação, prestigiando o pensamento crítico sobre a necessária relação entre regulação, políticas públicas, direitos fundamentais sociais e cidadania. É preciso compreender e explicar a (in)capacidade de o Direito aplicar métodos de análise e avaliações que sejam aptos a aproximarem a vivência acadêmica da vida social”, explica Osório.

 Atualmente, José Osório ministra as disciplinas de Direito Administrativo e Teoria da Constituição no curso de Direito do UniBrasil. Possui doutorado e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e estágio de doutoramento na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), na Espanha. Também especialista em Direito Contemporâneo com ênfase em Direito Público, pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro, com atualização de EaD Docência: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa Científica, pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atua também como advogado, membro da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e de Direito Constitucional e membro da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Paraná.

Posted in DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *