Professor do UniBrasil ministra palestra sobre internet segura em Colégio da RMC

No último dia 16, deste mês, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Martin Moraes, esteve no Colégio Bandeirantes, onde ministrou uma palestra para os alunos sobre o tema: “Internet segura”. O Colégio está instalado em Campina Grande do Sul, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo o professor Martin, a primeira parte da palestra foi focada em despertar interesse pelo assunto, dando destaque para o movimento mundial que designa o dia da Internet Segura (www.diadainternetsegura.org.br/), no evento são elencados e discutidos os temas mais relevantes para o momento.

Ainda com intuito de ressaltar a importância do assunto e disponibilizar mais uma fonte de informações, foi indicada a “Cartilha de Segurança para a Internet” (https://cartilha.cert.br/seguranca/) elaborada, atualizada e mantida pelo “Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil” do NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Foram abordados dois tipos de abordagens: a técnica e a humana, durante o encontro o professor deu ênfase na abordagem humana e sua relação com o conteúdo na Internet, onde todos usuários são “Consumidores” e “Produtores” de conteúdo.

Para o professor, “sigilo e privacidade na Internet é uma falsa percepção que temos, ela não existe verdadeiramente, tudo fica guardado (BigData) e é utilizado (Data Sciencie) para fins comerciais, mas outras pessoas também podem utilizar, e os incidentes mostram que usam, esses dados para lograr vantagens e nos induzir”.

As sugestões de como se proteger e obter mais segurança foram reforçadas com as dicas do site Internet Sem Vacilo (http://www.internetsemvacilo.org.br/). A fala também contemplou o cyberbullying, como melhorar a privacidade, atenções necessárias quanto a amizades e relacionamentos online, como encontrar coisas – busca com segurança, e tratou das dicas quanto a preconceito e intolerância na rede.

Para ressaltar os pontos discutidos, mostrando que essa realidade atinge a todos, o professor Martin utilizou exemplos práticos de acontecimentos com pessoas próximas e conhecidas.

A palestra foi extremamente apreciada pelos estudantes que, em grande número, participaram ativamente com perguntas sobre o assunto e o UniBrasil.

Texto: Wanda Camargo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in NOTÍCIAS and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *