Professores participam de evento na Câmara de Vereadores de Quatro Barras

 

Palestra com a GracielaNa tarde do último dia 02 do mês de junho, duas palestras foram oferecidas pelas docentes do UniBrasil Centro Universitário: Wanda Camargo e Graciela Sanjuta, aos professores de três colégios estaduais do município de Quatro Barras na Região Metropolitana de Curitiba.

Os professores dos colégios André Andreatta, Arlinda Ferreira Creplive, e Elias Abrahão reunidos acompanharam as palestras na Câmara de Vereadores da cidade.

A primeira atividade tratou sobre o tema “trabalho em equipe”, sob a responsabilidade da professora Wanda, versou sobre as condições indispensáveis de um bom trabalho conjunto, e foi seguida pela plateia com atenção.

Durante o intervalo a assistente social Ana Roseli Pedroso, também do UniBrasil, procedeu a um sorteio de brindes entre os participantes, e logo em seguida a coordenadora do curso de Psicologia, professora Graciela Sanjuta iniciou a segunda palestra da tarde. “Dar uma palestra sobre ‘Relacionamento Interpessoal como Caminho para a Educação’ para professores e professoras, assim como para os demais funcionários de escolas públicas, é uma grande oportunidade de tentar contribuir para a geração de reflexões e diálogos que possam resultar em manejos e práticas de maior qualidade no ensino-aprendizagem dos estudantes. Identifiquei na minha tese de doutorado como o relacionamento interpessoal, em especial com os estudantes, está entre os maiores prazeres ou sofrimentos dos docentes dependendo da maneira como se dava. Entendo, assim, que por meio da melhoria na qualidade das relações interpessoais no contexto escolar, podemos intervir positivamente na saúde do professor e, por conseguinte, gerarmos possibilidades para uma educação de maior qualidade”.

WhatsApp Image 2017-06-05 at 12.34.50 (1)

 

Graciela realizou uma dinâmica de grupo, divertida e instrutiva, muito apreciada pelos professores presentes.

O Colégio Estadual André Andreatta

O Colégio Estadual André Andreatta, tem como patrono o já falecido Senhor André Andreatta, de descendência italiana, profissão de canteiro (cortador de pedra), principal atividade do município de Quatro Barras.

Vindo do bairro Abranches, cidade de Curitiba, morou até o fim de sua vida no Bairro Borda do Campo, onde as principais pedreiras se instalaram.
Parte de seu patrimônio compreendia a faixa de terra que doou para a Prefeitura construir a primeira Escola do bairro.

Os princípios educativos que norteiam o trabalho do Colégio André Andreatta estão pautados no desenvolvimento da autonomia, ou seja, criar no aluno uma atitude cultural de abertura ao saber, de dotá-lo de uma técnica de aprendizagem intelectual capaz de atualização constante, despertando o desejo de aprender.

O Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive

Quando foi construído, o Colégio se chamava Grupo Escolar Antonio Thomas Bittencourt, começando como a Escola Isolada de Quatro Barras, construída em terreno particular, com apenas quatro salas.

Em 1959, passou a funcionar nos pavilhões da Igreja Matriz, três anos depois foi denominado Casa Escolar de Quatro Barras. Em 1963, ganhou seu prédio próprio, com quatro salas de aula, secretaria e cantina, agora levando o nome de Grupo Escolar. Seis anos se passaram e a escola ganhou mais 10 salas de aula, já que aumentava o número de alunos, com o crescimento da cidade.

Nos anos seguintes, mudou de nome mais duas vezes para então chegar ao atual, Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive. Em 1987 o Colégio sofreu um incêndio que queimou arquivos e documentos dos anos antecedentes, porém com todas as dificuldades tem oferecido ensino de qualidade que honra o município de Quatro Barras.

O Colégio Estadual Elias Abrahão – Quatro Barras

Moderno e atento às necessidades de contato com seus estudantes, o Colégio no Facebook um atualizado canal de contato com seus alunos, nele colocando informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, registro de festas e atividades escolares.

Com o objetivo principal de tornar a informação, o conhecimento e a troca de experiências ainda mais acessíveis aos alunos, pais, professores e todos aqueles que tenham interesse em conhecer o Colégio e as atividades que desenvolvem, colocam-se à disposição da comunidade, unindo esforços para concretizar e aprimorar o trabalho.

 

Texto: Wanda Camargo

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *