Professores participam de aulões e palestras em Pinhais

WhatsApp Image 2017-07-12 at 12.41.01Na noite de ontem (11), novas atividades da Semana de Extensão e Integração Acadêmica foram realizadas, dentro da parceria entre o UniBrasil Centro Universitário e a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, estabelecida para realização de aulões e palestras para alunos do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibulares que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mês de novembro.  A professora Wanda Camargo apresentou uma aulão de matemática para os estudantes presentes.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 12.40.59 “O modelo adotado atualmente pelo Enem foi desenvolvido para dar ênfase à aferição das estruturas mentais, não apenas da memória: promover o uso, na teoria, das práticas que construímos continuamente para todas as nossas atividades. Portanto, o objetivo principal não é apenas o conhecimento da matemática, mas a compreensão da totalidade de suas aplicações na vida pessoal e profissional”, explica Wanda.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 12.41.03Após o aulão, os professores Marcos José Valle, coordenador dos cursos de Pós-Graduação do UniBrasil Centro Universitário, e o professor Fernando Felice, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, realizaram uma divertida e inclusiva palestra sobre as novas tecnologias e seu uso educacional correto. Efetuado no meio dos estudantes, com distribuição de brindes, de forma leve e descontraída foi intensamente apreciada. Sobre a atividade, Marcia Galindo, da Seção de Integração de Tecnologias, declarou: “não esperávamos que uma palestra realizada após uma aula de matemática, abordando questões complexas, pudesse divertir tanto e gerar tal participação entre os alunos”.

WhatsApp Image 2017-07-11 at 12.28.30Simultaneamente a essa atividade o professor Fabio Alencar Schneider, coordenador de Engenharia Mecânica, acompanhado de estudantes do UniBrasil ocuparam novamente o hall de entrada com demonstrações de montagem/desmontagem de motor, colocando estudantes em uma atividade prática bastante valorizada.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 12.41.00O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, que tem como atribuições organizar, desenvolver e manter o Sistema Municipal de Ensino, integrando-o às políticas e planos educacionais da união e do estado nos termos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Assim, a esta unidade compete planejar, desenvolver, executar, controlar e avaliar a política educacional no Município.

O exame

WhatsApp Image 2017-07-12 at 12.41.06 Dentro destas diretrizes, a preparação para o Enem ocupa lugar de destaque, criado em 1998, no início tinha como objetivo único avaliar o conhecimento dos estudantes que concluíram o ensino médio. Nos últimos ocorreu um crescimento no número de universidades que utilizam a prova como substituição do vestibular, valorizando assim o exame.

Em seu ano inicial o Enem contou apenas com 157 mil inscritos, com somente 115 mil participantes. Atualmente conta cerca de 7 milhões de inscritos, isenção do pagamento de taxa de inscrição para alunos de escolas públicas, e a partir de 2004 a inclusão do Programa Universidade para Todos, o ProUni, que vinculou a concessão de bolsas à nota obtida pelo aluno, passou a garantir bolsas integrais e parciais, assim como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que para candidatar-se o estudante depende da participação no exame.

Texto: Wanda Camargo

 

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *