Psicologia recebe Maria Bruns em conferência

IMG_9835O curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário promoveu na noite da última quarta-feira(18), no auditório Cordeiro Clève a

Conferência  “Crises Contemporâneas  de amor, sexo e o lugar do psicólogo” com a professora da Universidade de São Paulo(USP) Doutora Maria Alves de Toledo Bruns.  Maria Bruns possui uma extensa produção acadêmica na área de sexualidade e questões de gênero. É autora e orientadora de diversas publicações a respeito do tema, dentre eles os livros: “Violência, Gênero e Mídia nos Horizontes da Saúde e Educação,  – Gênero, Diversidades e direitos sexuais – nos laços da inclusão,  – Sexualidade de Cegos, entre outros.

IMG_9771Na abertura da Conferência, a coordenadora do curso de Psicologia, professora Graciela Sanjunta, ressaltou a relevância da convidada no âmbito da sexualidade humana e  questões de  gênero e reforçou  ainda a importância de promover o debate e a discussão dos temas na academia.

Para a professora Fernanda Garbelini De Ferrante,  responsável pela disciplina “Gênero, sexualidade e políticas públicas” a vinda de Maria Bruns ao UniBrasil reforça o compromisso do curso de Psicologia nos assuntos relacionados a questões gênero e sexualidade humana. “A escolha da Maria Bruns se deu porque ela é uma profissional fantástica, com muitos anos de pesquisa na área de gênero e sexualidade humana. Ela possui diversas publicações na área e coordena um grupo muito reconhecido na área. A vinda dela tem tudo a ver com esse momento do curso com a nova disciplina, com a possibilidade de discutir gênero dentro da academia, de falar sobre sexualidade e trazer essa realidade para os alunos”, afirma. No próximo semestre o curso de Psicologia do UniBrasil passará a ofertar a disciplina “Gênero, Sexualidade e Políticas Publicas”, será a  primeiro disciplina sobre gênero nos cursos de Psicologia de Curitiba.IMG_9755

 Segundo Fernanda, a discussão sobre o tema é fundamental, pois ainda existem muitos tabus criados sobre questões que envolvem a discussão de gênero. “Eu vejo como ainda existe muito tabu, como a visão é muito conservadora das posições de gênero. Por isso eu sempre proponho muitas discussões e questionamentos dentro da sala de aula. É necessário o psicólogo ter uma dimensão da perspectiva de gênero vinda na formação para assim ter uma compreensão mais ampla das situações”, finaliza.

IMG_9811Durante a Conferência Maria Bruns falou sobre as mudanças e questionamentos envolvendo questões gênero na sociedade e a posição do psicólogo frente a isso. “Além de mostrar o universo das teóricas, a ideia foi também ilustrar como essas mudanças, que são tão pertinentes no momento atual, como os questionamentos sobre gênero e a visibilidade que estamos tendo no momento atual, devem ser vivenciadas”, explica. “O psicólogo ocupa um lugar muito importante na sociedade. É um profissional que precisa estar totalmente atento a essas pequenas mudanças, que para quem está vivenciando-as, podem ser geradoras de crises, como por exemplo: o preconceito e o bullying. Por isso esse psicólogo tem que estar preparado para acolher e poder ter uma escuta cuidadosa e atentiva, para compreender os conflitos”, acrescenta. A convidada falou também sobre o papel das universidades no debate em questões envolvendo a discussão de gênero e parabenizou o UniBrasil pela proposta da nova disciplina. “A universidade é o espaço das ideias, por isso nos precisamos criar esses diálogos e provocar um diálogo. A maioria das universidades não possuem uma disciplina focada nesse tema, o que causa uma defasagem muito grande nos profissionais. Por isso é muito bacana essa ideia do UniBrasil de oferecer essa disciplina”, explica.IMG_9886

Doutora em psicologia educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Pós Doutorado em linguística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994). Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós-Graduação – nível de mestrado e doutorado – do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós – Graduação em Educação Sexual nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. IMG_9861Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e vida -USP/CNPq. As publicações e estudos de Maria Bruns podem ser acessados por meio do site sexualidadevida, onde reúne artigos, teses, dissertações de orientandos  e trabalhos desenvolvido ao longo de sua carreira acadêmica.

Após a Conferência a convidada atendeu os presentes em uma sessão de autógrafos de seus livros nIMG_0017a sala em anexa ao auditório.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Posted in ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PSICOLOGIA and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *