Semana de Arte, Cultura e Literatura no UniBrasil

A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, por meio do Projeto Cultura em Movimento, realiza a Semana de Arte, Cultura e Literatura, que têm como objetivo o fomento, o incentivo para o acesso aos bens culturais de Curitiba.

O UniBrasil Centro Universitário apoia esta realização, que acontecerá no período de 25 a 30 de setembro com atividades artístico-culturais que incluem:  rodas de leitura, exposições, visitas mediadas, oficinas, espetáculos teatrais e circenses, shows, palestras, debates, cinema, dança, concertos. São em média 295 ações culturais com 20 mil vagas para um público de aproximadamente 18 mil profissionais da educação (ativos e aposentados), da cultura e comunidade em 48 espaços culturais/educativos da cidade de Curitiba.

Essas ações são realizadas em parcerias com várias instituições, entre elas o UniBrasil, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Instituto Municipal de Turismo, Casa Militar e Cerimonial do Governo do Estado do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Biblioteca Pública do Paraná, Serviço Social da Indústria (SESI) (unidade Centro Cultural Heitor Stockler de França), Serviço Social do Comércio  (SESC) (unidades Água Verde, SESC da Esquina, Paço da Liberdade), Museu Alfredo Andersen, Centro de Artes Guido Viaro, Museu da Vida, Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo ll  (CINDACTA II), Teatro Laila Schneider, Instituto Goethe, Instituto Miguel de Cervantes, Volvo do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

São dezenas de espetáculos e palestras, com pessoas expressivas do cenário curitibano e nacional, e no decorrer da Semana de Arte, Cultura e Literatura acontecerá o “Encontro com Escritores da SME” no auditório da Biblioteca Pública do Paraná pela manhã, que oportunizará aos profissionais da educação que publicaram livros literários, ou técnicos, que falem sobre sua experiência de escrita, discuta temas pertinentes a sua trajetória e obras publicadas.

Veja a relação completa.

No UniBrasil serão duas atividades:

26/09 terça-feira às 10h.

Palestra – Teatro e adaptação teatral na escola.

Ministrante: Alex Wolf.

Auditório Edla Van Steen – Bloco 1.

Sinopse: o teatro pode servir como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento escolar. A atividade do Grupo de Teatro UniBrasil (Grutun!) em seus diversos projetos desenvolve a partir da adaptação de variados textos a aproximação entre o estudante e a arte teatral.

27/09 quarta-feira às 10h.

Palestra – A cultura do conflito: origens e possíveis soluções.

Ministrante: Wanda Camargo.

Sinopse: a diversidade da cultura humana e a convivência propiciada pelas novas facilidades de locomoção e contato presencial ou virtual criam também uma variada gama de conflitos de interesses, maiores desentendimentos e até violências de todas as ordens. Detectar as origens e discutir possíveis soluções pode ser significativo para minorar suas consequências.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Wanda Camargo.

Posted in NOTÍCIAS and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *