Seminário Internacional é realizado em parceria com o UniBrasil

IMG_6064Na manhã de ontem (29), o UniBrasil Centro Universitário  realizou no auditório René Dotti (Bloco 6) a abertura do “ll Seminário Internacional Eficiência e Ética na Administração Pública”. O evento foi idealizado em conjunto entre o Programa de Mestrado em Direito do UniBrasil, Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Brasil (IDRFB), Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica Paraná (PUCPR) e Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Páulo (PUCSP) e Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação do Seminário ocorre até a próxima sexta-feira (31). Além do UniBrasil, os eventos estão sendo realizados no Salão Nobre da Escola de Direito da UFPR, no IDRFB e no Salão Nobre da Escola de Direito da PUCPR e na PUCSP.IMG_0531

O evento contou com a ajuda de professores dos programas por meio do intercâmbio que eles promovem entre as Instituições de diversos países. Nessa edição, foi incorporado no processo o sistema de apresentação de trabalho. “Tivemos mais de 70 alunos e egressos, 20 estrangeiros, apresentando seus trabalhos no evento”, conta o professor do curso de Direito,  Alexandre Godoy Dotta. 

Na segunda edição do Seminário, são destacadas as interfaces entre a gestão pública e o desenvolvimento urbano, dentre outros temas relevantes abordados na programação. No UniBrasil, o tema discutido foi “Combate à corrupção em nível municipal: as cidades e os problemas éticos dos atos e contatos locais”.  De acordo com Alexandre: “além do tema ser atual e estar na ‘moda’ porque está na mídia, há um aprimoramento da vigilância do sistema público”.

IMG_6076Na mesa de debates estavam os professores doutores, Daniela Lobório, Edgar Guimarães e Emerson Gabardo. No início do evento, o professor Guimarães destacou que o evento é para marcar a união, com um diálogo aberto e uma conversa franca. “É uma perceptiva do desenvolvimento com discussões de divergência”, afirma.

Em seguida, a mesa foi composta pelo coordenador do Programa de Mestrado do UniBrasil, professor Bruno Meneses Lorenzetto; e pelas professoras Teresita Rendón Huerta Barrera, da Universidad de Guanajuato, no México; Jacqueline Morand-Deviller, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França; Romeu Felipe Bacellar Filho, do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. IMG_0532

Para o coordenador do curso de Direito do UniBrasil, professor Marco Antonio Lima Berberi, antes no Brasil, a corrupção pública era entendida como algo público, e é possível entender no mundo de hoje, que também há corrupção nas empresas privadas: “Nós não temos esse conceito, mas a discussão é grande, não só política, mas também acadêmica”. Para o coordenador ainda é preciso arrumar a “casa”, e fazer os gestores públicos entenderem o significado da palavra “ética” na administração.

IMG_6085O Seminário tem como objetivo debater e mostrar para os alunos a interlocução da prática para teoria e aproximação do Direito nas duas modalidades. Para o UniBrasil é um reconhecimento de mérito acadêmico e do compromisso da Instituição com a pesquisa, ensino e extensão.

Posted in ALUMNI, DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *